O Pavilhão Municipal Rota dos Móveis acolheu, esta quarta-feira, a segunda edição da Feira da Saúde – A arte de Envelhecer. A iniciativa foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Paredes em parceria com o CLDS3G – Horizontes de inclusão.
Esta iniciativa anual vocacionada para a população sénior tem como principal objectivo “disponibilizar informação sobre prevenção de doenças e promoção da saúde”.
Os visitantes tiveram a oportunidade de realizar diversos rastreios gratuitos, e receber informação e aconselhamentos, sobre tensão arterial, colesterol, glicemia, oftalmologia, despiste de hipertensão ocular e glaucoma, obesidade, aconselhamento dietético personalizado, avaliação do estado nutricional, auditivo, densitometria, espirometrias, podologia, saúde oral, avaliação da condição física, pneumologia, ortopedia, avaliação da pele, entre outros, explica nota de imprensa da autarquia. Foram ainda realizadas palestras sobre problemas de visão, saúde oral, prevenção de quedas, reabilitação do pavimento pélvico e AVC, demonstrações de actividade física e cuidados a ter na alimentação da 3.ª idade. Os seniores puderam ainda aceder a uma área dedicada à beleza, onde escolas de formação profissional e empresas da área da cosmética proporcionaram momentos de manicura, estética e cabeleireiro. Segundo a Câmara Municipal, decorreu também um festival de sopas.
Em Abril, nos dias 7, 8 e 9, o município vai realizar uma Feira da Saúde, na Praça José Guilherme, aberta a toda a população com workhops, rastreios gratuitos e demonstrações de actividades físicas.