Depois de o passe único ter arrancado no ano passado, trazendo benefícios aos utilizadores de transportes públicos, entra em vigor, em Maio, o passe família na Área Metropolitana do Porto (AMP).
A medida, aprovada na sexta-feira no Conselho Metropolitano, vai beneficiar o concelho de Paredes. Os passes família podem ser requisitados a partir de 13 de Abril.
“A partir de 13 de Abril, não importa o número de pessoas, o agregado familiar só pagará no máximo dois passes e toda a família e poderá usar o passe único em qualquer transporte da AMP”, disse Alexandre Almeida, presidente da Câmara de Paredes.
Na prática, as famílias residentes nos 17 municípios do Grande Porto vão poder solicitar este passe, cujo título permite que todos os elementos de um agregado familiar que vivem na mesma casa possam usar os transportes públicos em toda a Área Metropolitana por um preço fixo de 80 euros, o valor de dois títulos mensais. No caso de deslocações dentro dos municípios ou até três zonas o custo desce para 60 euros mensais.
Qualquer agregado familiar composto por três ou mais elementos com o mesmo domicílio fiscal pode requisitar este passe família apresentando a declaração de IRS, assim como documentos de identificação dos requerentes.