O Grupo de Voluntários do Museu do Mosteiro de Bustelo e a Paróquia de São Miguel de Bustelo, com o apoio da Junta de Freguesia, vão realizar, de 26 a 28 de Julho, a “Semana Aberta do Mosteiro de Bustelo”, iniciativa que integra várias conferências, apresentação de um livro e a presença de consagrados religiosos naturais de Bustelo.
A Semana Aberta do Mosteiro de Bustelo inicia com a celebração eucarística por todos os religiosos do mosteiro de Bustelo, seguindo-se, pelas 21h00, a apresentação do livro “D. Manuel Luís Coelho da Silva – Comemorações do Centenário da Ordenação Episcopal 1915-2015”, pelo Padre Manuel Mendes, vice-postulador da Causa da Beatificação do Servo de Deus Padre Américo.
No dia 27, pelas 21h00, realiza-se a conferência “Vida Monástica e Liturgia”, pelo Dom Bernardino da Costa, Abade do Mosteiro de Singeverga.
Já no dia 28, pelas 10h00 , realizar-se-á uma visita guiada ao Mosteiro de Bustelo, com encenações pontuais com Rui Ferreira, actor da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Lisboa.
Pelas 15h30, está agendada a conferência “André Soares, uma sensibilidade entre o tardobarroco e o rococó (1746-1769)”, com a presença de Eduardo Pires de Oliveira, doutor em História da Arte. ARTIS. Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa, seguindo-se uma visita ao Cadeiral do Coro Alto do Mosteiro de Bustelo.
Pelas 17h30, o tema em debate intitula-se “O dia de um monge beneditino”, por Aida Mata, licenciada em História. Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa. Aida Mata foi responsável, entre 1990 e 2009, pelo projecto de recuperação e de dinamização cultural do Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga).