A Assembleia da República aprovou hoje o projeto de lei sobre a desagregação de freguesias, onde se incluem as de Frazão Arreigada, Paços de Ferreira Modelos e Sanfins Lamoso Codessos, em Paços de Ferreira, tal como Lustosa Barrosas (Santo Estevão), em Lousada.
Na manhã, cerca de uma centena de cidadãos do concelho de Paços de Ferreira, acompanhados pelo presidente Humbertro Brito e pelos vereadores Paulo Ferreira, Joaquim Sousa e Júlio Morais, viajaram até Lisboa para assitirem à votação. Entretanto, a autarquia já manifestou, publicamente, a “imensa alegria” por voltar a ter “16 freguesias, respeitando, assim, a nossa história, a nossa identidade e acima de tudo, a vontade das nossas populações”. O dia de hoje “ficará gravado na história do nosso concelho”.
Refira-se que, oParlamento aprovou a desagregação de 135 uniões, criando 302 novas freguesias e que já irão a votos nas prróximas autárquicas de outubro.
Estas freguesias, que agora vão ser repostas, foram agregadas em 135 uniões de freguesia ou extintas e os seus territórios distribuídos por outras autarquias, durante a reforma administrativa que, em 2013, reduziu 1.168 freguesias de 4.260 para as atuais 3.092, por imposição da “troika”.
O Projeto de Lei teve os votos a favor dos proponentes PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, e ainda do CDS-PP, o voto contra da Iniciativa Liberal e a abstenção do Chega.