Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, Paredes volta a acolher “o maior evento de andebol realizado no país”, de âmbito mundial.
De 13 a 17 de Julho está prevista a presença de 300 equipas no concelho, com um total de 3500 atletas, para este torneio que promete transformar Paredes na “cidade do andebol”.
Segundo Carlos Arrojado, coordenador da Paredes Handball Cup, o torneio destina-se a equipas federadas, escolas e selecções masculinas e femininas, abrangendo todas as idades (de sub-12 a masters). As vertentes em competição serão o andebol indoor e o andebol de praia.
Está já confirmadas equipas oriundas da Alemanha, Brasil, Espanha, Chile, Argélia, Tunísia e Portugal.
“A aposta de implementação da modalidade andebol no concelho de Paredes, para a criação de uma marca de evento internacional, está mais do que cimentada e Paredes Handball Cup consolidou o seu valor desportivo”, afirma Carlos Arrojado.
A mesma fonte avança que, no âmbito da formação, realiza-se de 8 a 12 de Julho o Campus Rocha.17 & Candeias.16, um campo de treino que tem como objectivo proporcionar dias de aprendizagem e diversão a todos os jovens praticantes de andebol, com a presença de vários atletas e/ou treinadores profissionais. Já nos dias 12 de Junho e 13 de Julho, decorrerá uma acção de formação para todos os treinadores.
A organização é da Câmara Municipal de Paredes, contando com várias parcerias, nomeadamente a Federação de Andebol de Portugal e a Associação Andebol do Porto e, a nível local, o Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol e o Sport Clube Nun`Álvares.