A Câmara de Paredes vai investir cerca de 75 mil euros na “informatização e digitalização” das escolas do concelho.
O anúncio foi feito ontem, pelo presidente da autarquia, Alexandre Almeida, numa sessão que marcou a abertura do ano escolar e em que foram entregues 100 bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e do ensino superior, num apoio global de 53.500 euros, realizada no Pavilhão Multiusos de Paredes.
Segundo o autarca será feito um “forte investimento” nestas áreas para dar mais condições aos alunos, informa nota de imprensa. O município “irá investir no reforço de quadros interativos de última geração e em kits de robótica, adaptando, assim, as escolas do concelho ao ensino do futuro”. “Será um grande investimento na digitalização e informatização das escolas, um valor estimado em cerca de 75 mil euros, numa primeira fase”, explica Alexandre Almeida, citado na nota enviada.
A par disso, a Câmara instalou armários carregadores de portáteis permitindo carregar em simultâneo 30 computadores e também vai reforçar a rede de internet com a instalação de mais routers nas escolas.
Já os alunos do 3.º e 4.º anos vão ter acesso gratuito aos livros de fichas de actividades em suporte digital, os de 1.º e 2.º ano em suporte de papel, e os alunos do 5.º ao 12.º ano terão acesso gratuito a um livro de leitura no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
A autarquia garante ainda que vai “continuar a aposta em promover mais actividades extra-curriculares e a reforçar o apoio às escolas”.