A Unidade de Saúde Familiar de Cristelo, em Paredes, do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Sul, foi uma das seis que transitaram do modelo “A” para modelo “B” na região de saúde do Norte, indica nota de imprensa da Administração Regional de Saúde do Norte.
“De referir que as unidades de saúde familiar (USF) são pequenas equipas que se auto-organizam e subscrevem um compromisso de prestação de serviços de elevada qualidade com as populações nelas inscritas, através do respectivo Agrupamento de Centros de Saúde. Tal compromisso abrange as áreas da acessibilidade, continuidade e globalidade dos cuidados de saúde, com eficiência, avaliação e prestação de contas”, lê-se na informação divulgada.
“Esta transição significa que todas as unidades podem aceder a um sistema remuneratório específico sensível ao desempenho, remunerando de forma positiva, quer o aumento dos cidadãos inscritos, quer o cumprimento de actividades específicas dos compromissos assumidos, em relação aos cidadãos vulneráveis e em risco”, acrescenta a mesma fonte.
A USF de Cristelo tem mais de 9700 utentes inscritos, revela o Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários.
Na região Norte há agora 184 USF Modelo B (54,6% do total de USF Modelo B do país) que terão uma população inscrita, estimada, de cerca de 2,3 milhões de pessoas, 60,1% da população nortenha.