José Mota, o treinador natural de Lordelo, Paredes, levou o SC Farense à I Liga de futebol, conseguindo festejar a quinta subida ao principal palco do futebol nacional.
A equipa do Algarve selou este regresso ao beneficiar do desaire caseiro do Estrela da Amadora frente ao Nacional (0-1), na 33.ª jornada da II Liga.
Em Fevereiro, José Mota, que tinha acabado de ser demitido do Paços de Ferreira, rumou ao sul para suceder a Vasco Faísca, com o intuito de tentar garantir a subida.
José Mota fez uma curta passagem pelo Paços de Ferreira, da I Liga. Na terceira aventura na Mata Real, disputou apenas sete jogos, dos quais empatou dois e perdeu cinco. Substituíra César Peixoto, que regressou ao cargo após a saída de Mota.
Desde a 1999/00, quando iniciou a carreira, o técnico treinou o Paços de Ferreira, o Santa Clara, o Leixões, o Belenenses, o Vitória de Setúbal, o Gil Vicente, o Feirense, o Desportivo das Aves, o Sfaxien (Tunísia) e o Desportivo de Chaves.
O ponto alto do seu currículo foi a conquista da Taça de Portugal de 2018, pelos avenses, ao bater o Sporting, no Jamor.