Paredes é Terra de campeões. Não acontece por acaso

0

Pedro MendesA Câmara Municipal de Paredes de Paredes organizou, na noite de sexta-feira, a quinta edição de Gala do Desporto de Paredes. De ano para ano, cresce exponencialmente o número de atletas paredenses que se destacam nas mais diversas modalidades. Temos campeões regionais, distritais, nacionais, europeus e mundiais; e a perspetiva é que esse número continue e crescer.

Isto não acontece por acaso.

Acontece porque houve a decisão política apostar na criação de infraestruturas desportivas que revolucionaram estruturalmente o território de Paredes neste particular. Um território vasto e com quase 90 mil habitantes onde apenas havia cinco pavilhões gimnodesportivos. Onde um jovem, ou menos jovem, tinha de percorrer quilómetros para praticar desporto, para além de estar ainda dependente da disponibilidade do equipamento.

Hoje, temos 26 pavilhões no concelho e foram criados cinco complexos desportivos de raiz, construídos seis campos de futebol com relva sintética e um com relva natural. Ou seja, jovem, ou menos jovem, que queira praticar desporto em Paredes pode fazê-lo sempre numa lógica de proximidade. Isto é progresso. Isto é desenvolvimento.

Mas há mais, antes do final deste mandato vamos  ainda construir mais  complexos desportivos, mais  relvados sintéticos e os cortes de ténis da Cidade Desportiva de Paredes. E na próxima gala vamos ter certamente mais campeões.

Mas depois, a oposição confunde dívida com investimento. No entanto, só o que foi investido nesta infraestruturação desportiva era suficiente para pagar toda a dívida da Câmara. Dívida essa que, mesmo assim, não existiria, não fosse a ruinosa política socialista que faliu Portugal e nos impôs a austeridade. Parece todavia que ainda não aprendemos a lição…