O município de Paredes tem, a partir de agora, quatro trilhos inseridos na rede nacional dos percursos pedestres. São 30,2 quilómetros de extensão que passam por Baltar, Gondalães (Paredes), Louredo e Sobrosa.

Os trilhos foram homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e estão devidamente sinalizados, como avança a autarquia, em comunicado.

Estas rotas integram integram o projeto “Descobrir Paredes” e têm abertura oficial marcada para o mês de março, no dia 29, altura em que será apresentado o Trilho de S. Silvestre, em Baltar. Segue-se o Trilho de Louredo da Serra, em Louredo, no dia 26 de abril, o Trilho dos Chocolateiros, em Sobrosa, a 31 de maio, e o Trilho de Gondalães, a 28 de junho.
O projeto “Descobrir Paredes” tem como objetivo “dar a conhecer locais de interesse para passear por Paredes, criando uma experiência única para o visitante que parte à descoberta de pontos de interesse turístico revelados pela paisagem, arquitetura, gastronomia, artes e ofícios, pessoas e tradições”.

Nestes passeios os visitantes são convidados a “descobrir a riqueza do património do concelho e desfrutar da beleza dos inúmeros espaços verdes que o território tem para oferecer”, sendo que decorrem no último sábado de cada mês. O percurso é feito com um guia e a participação carece de inscrição prévia.

Refira-se que, as rotas foram desenvolvidas no âmbito da candidatura do Município ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. 

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal tem, registados 5182, 53 (2326,49 estão homologados) quilómetros de pequena rota, menos de 30 quilómetros, e 2769,17 (1433,27) de grande rota, mais de 30 quilómetros, envolvendo 198 municípios. Este organismo tem como missão “coordenar, promover, regulamentar e disciplinar o movimento campista e as atividades de montanha em todo o território nacional”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here