Fotografia: Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Vilela Paredes

Cristiana Leal e Celso Ribeiro, socorristas da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vilela, Paredes, ajudaram esta madrugada, cerca das 05h30 da manhã, uma mãe, residente em Vilela, a dar à luz em casa.

Segundo Cristiana Leal, a Delegação de Vilela da Cruz Vermelha Portuguesa foi accionada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e assim que chegaram ao local depararam-se com uma situação de parto iminente.

“Fizemos o parto, a preparação para o parto e felizmente a situação correu bem. Tanto a mãe como o menino estão bem de saúde”, disse, salientando que tiveram, também, a ajuda da VMER Vale do Sousa que transportou depois a mãe para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Ao Verdadeiro Olhar, Cristiana Leal revelou, ainda, que foi a primeira vez que enquanto socorrista prestou assistência a uma mulher em trabalho de parto, embora na delegação estas situações sejam frequentes.

“Não há palavras para descrever o que eu e o meu colega vivemos e sentimos. Mantivemos sempre a calma e realizamos o nosso trabalho com sucesso. Foi uma sensação única e indescritível”, acrescentou.