Paredes: Rio Ferreira alvo de nova descarga poluente

Nuno Serra, autarca de Lordelo, aponta mais uma vez o dedo à ETAR de Arreigada, em Paços de Ferreira

0

Houve mais uma descarga poluente no Rio Ferreira. Esta manhã, o presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, em Paredes, voltou a chamar o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR assim como a Agência Portuguesa do Ambiente para registar mais este atentado ambiental.

A poluição era visível junto ao Parque do Rio Ferreira, em Lordelo e Rebordosa, e terá sido ainda “mais violenta” que o habitual, sustenta Nuno Serra. “Havia muito mau cheiro e mau aspecto. Só não havia peixes mortos porque já tinham morrido numa outra descarga, na semana passada”, acusa o autarca.

O presidente da Junta de Freguesia de Lordelo aponta mais uma vez o dedo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Arreigada, em Paços de Ferreira, como fonte desta descarga e diz acreditar que a acção foi programada, para aproveitar o aumento do caudal do rio provocado pela chuva desta madrugada.

“A Águas de Paços de Ferreira já assumiu que não tem capacidade para controlar estas descargas. A solução para por fazer obras de modernização na ETAR, mas soube hoje que a candidatura foi reprovada pelo Ministério do Ambiente”, sustenta Nuno Serra.

“A população está desesperada e eu próprio estou desesperado. Não tenho solução para isto e já não sei para onde me virar”, lamenta o autarca. “Já recorri à Agência Portuguesa do Ambiente, ao Ministério do Ambiente e o presidente da Câmara de Paços de Ferreira já assumiu que não tem dinheiro para fazer a ETAR”, acrescenta. Mas as novas cerca de mil ligações à rede de água e saneamento criadas em Sanfins de Ferreira e Eiriz, em Paços de Ferreira, vieram piorar o problema, critica.

Recorde-se que o problema existe há mais de 20 anos, sendo a ETAR de Arreigada considerada obsoleta e estando a funcionar muito acima da sua capacidade, servindo mais do dobro dos habitantes.

O VERDADEIRO OLHAR está a tentar obter esclarecimentos junto da Águas de Paços de Ferreira.