A cidade de Paredes vai acolher a quarta e última prova do Campeonato Regional de BTT – Desporto Escolar -, no dia 8 de Junho. O evento vai decorrer no Parque da Cidade de Paredes, tendo como ponto de partida e de chegada a zona envolvente à Praça da Constituição.
No concelho, o projecto Ciclismo na Escola BTT iniciou-se no ano lectivo passado, no centro escolar de Bitarães, com 25 alunos.
Actualmente, conta com 95 estudantes, do terceiro ao 12º ano, cumprindo o sonho de “conseguir proporcionar a todas as crianças uma forma sustentável de transporte e um contributo para uma vida mais saudável, no sentido de poderem aplicar esta prática, não só na parte competitiva, mas também numa componente lúdica”, como referiu o responsável pelo projecto, Mário Pinto.
“Tem havido uma adesão fantástica e os alunos gostam”, contou, explicando que tem, por vezes, de “limitar a participação dos alunos” nos treinos, que acontecem aos sábados à tarde, porque “há ainda falta de recursos”.
O envolvimento da comunidade e dos pais dos alunos é notório nesta iniciativa. Mário Pinto explica que muitos adultos até acompanham os treinos também de bicicleta. “Acabo por fazer tudo com mais facilidade e com outra segurança”, refere.
Este projecto já foi alargado a todo o Agrupamento de Escolas de Paredes e foi criado também um protocolo com a Escola Secundária de Paredes, a Escola Joaquim de Araújo e a Escola EB 2, 3 D. António Ferreira Gomes, em Penafiel, e a Escola Secundária de Penafiel. Em alguns centros escolares de Paredes, os alunos já estão a trabalhar esta modalidade como actividade extra-curricular.
No início do ano lectivo, Mário Pinto conta que vai às escolas apresentar o projecto e proporcionar uma manhã de contacto com a modalidade. É nessa altura que os alunos se podem inscrever.
“Aqui não interessa só fazer campeões, interessa, acima de tudo, que todas as crianças tenham acesso a uma actividade que gostam e que, de facto, seja saudável para elas”, revelou.
O circuito, que já passou por Guimarães e Barcelos, vai ter a terceira etapa em Valongo, a 11 de Maio. Os campeões regionais são decididos a nível individual e em equipas. As provas envolvem alunos de 24 escolas.
Esta modalidade de BTT caracteriza-se pela exigência em termos técnicos e ao nível da resistência e as provas realizam-se em circuito, com um percurso de dois a cinco quilómetros por volta, conforme o escalão e género dos alunos.