A Câmara Municipal de Paredes reabriu, na passada segunda-feira, a Sala Snoezelen, no Centro Escolar de Bitarães. A iniciativa realizaou-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O conceito de sala multidisciplinar Snoezelen proporciona conforto através do uso de uma grande quantidade de estímulos sensoriais controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada, e que vão desde os efeitos de sons e notas musicais aos de luz, passando pela estimulação tátil e pelos aromas. O ambiente proporcionado é seguro e promove autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. Este ambiente multissensorial que se encontra na Sala Snoezelen permite estimular os sentidos primários – tacto, paladar, visão, audição e olfacto – sem recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos. Apenas recorre às capacidades sensoriais. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.
O equipamento está disponível para todos os alunos com necessidades educativas especiais do concelho de Paredes, bem como para os utentes de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e instituições (IPSS) de apoio à deficiência.
“A reabertura desta sala marca o início das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em Paredes, assinalado a 3 de Dezembro, data em que vamos realizar uma cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Será, ainda, construído um puzzle gigante, no átrio da Câmara, pelas escolas e pelas IPSS do concelho”, revela Hermínia Moreira, vereadora dos Pelouros de Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Paredes.