Rafael Durães, da equipa (Paredes/Fortunna, conquistou, em Vila Franca de Xira, o título nacional de fundo na categoria de juniores.
Disputados sob calor intenso, os 105,1 quilómetros revelaram-se bastante exigentes, levando a que os ciclistas fossem chegando a conta-gotas. A corrida foi muito atacada, levando à formação de vários grupos, avança a Federação Portuguesa de Ciclismo.
“Mesmo entre os corredores adiantados, a estabilidade foi uma miragem, com o ímpeto ofensivo a fazer-se notar. Rafael Durães foi o corredor que melhor se adaptou às condições da corrida, triunfando isolado”.
O ciclista da equipa de Paredes precisou de 2h46m48s para completar a prova, deixando o segundo classificado, Adrian Pacho (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor/Segmento D’Época), a 1m00s. O terceiro classificado, a 2m04s, foi Dinis Martins (Willebrord Wil Vooruit).
A manhã ficou marcada pela disputa da prova de fundo para cadetes. Entre os mais jovens, com o percurso parcialmente coincidente com o dos juniores, correram-se 81,6 quilómetros, também com os termómetros a acusarem temperaturas elevadas.
Na prova de cadetes a discussão foi a cinco, entre os membros de um quinteto que conseguiu distanciar-se de toda a concorrência. O mais veloz foi Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), seguido por Rodrigo Jesus (Cantanhede Cycling/Vesam/RRMP) e por Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo).