O município de Paredes está a promover durante o mês de Agosto oficinas de artes junto das crianças e jovens dos seis aos 12 anos residentes no concelho.
As sessões da segunda edição do “Orpheu Paredes Social” decorrem de 5 a 30 de Agosto, das 9h00 às 17h30, nas freguesias de Paredes (Sobrosa, Louredo, Beire, Cristelo, Besteiros, Gondalães, Bitarães, Madalena, Vila Cova de Carros, Paredes e Mouriz), no Conservatório de Dança do Vale do Sousa; Rebordosa – (Rebordosa, Vilela, Duas Igrejas, Vandoma, Astromil, Baltar, Gandra), nas instalações da Rebord’arte; Lordelo, no Centro Socio-Educativo Profissional da Parteira; Sobreira – (Sobreira, Aguiar de Sousa, Recarei, Parada de Todeia, Cete), na Associação S. Pedro Centro Social de Sobreira.
O programa inclui almoço, lanche, material para as oficinas, acompanhamento permanente e Seguro.
As inscrições estão abertas até 28 de Junho, sendo que o preço a pagar por cada participante que ultrapasse o rendimento per capita (superior a 35% do valor do IAS) é de 50 euros por cada quinzena. Os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, comunidade cigana e habitação social têm prioridade neste projecto.
O objectivo é a ocupação dos tempos livres das crianças, através de actividades que permitam o contacto com as áreas da expressão plástica, música, dança e teatro, refere a autarquia. O Pelouro da Acção Social do Município de Paredes pretende, por isso, “promover o gosto pela arte e cultura, junto das crianças e jovens mais desfavorecidas, bem como a inclusão social, de forma sócio-cultural, orientada para o seu desenvolvimento integral”.