Paredes promete transformar-se numa autêntica “capital do andebol” durante cinco dias. Entre 27 de Junho e 1 de Julho o concelho vai receber o Torneio Internacional de Andebol “Paredes Handball Cup” onde são esperados 3.500 atletas, muitos deles espanhóis, dos 9 aos 50 anos. Serão disputados 600 jogos por 200 (a 250) equipas em 15 pavilhões.
Além da competição indoor, haverá jogos de andebol de praia no Parque da Cidade de Paredes, programas de actividades para os participantes, com paintball, karting e idas à Magikland, e um programa cultural paralelo para mostrar o que de melhor se faz no concelho.
A prova é realizada em parceria pela Câmara Municipal de Paredes e pelo CAAE – Clube Andebol do Agrupamento de Escolas de Baltar, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol do Porto.
“Queremos transformar Paredes numa festa do andebol e fazer o maior torneio de Portugal”
Feliz por receber em Baltar o lançamento deste torneio, o presidente do CAAE – Clube Andebol do Agrupamento de Escolas de Baltar e do próprio Agrupamento de Escolas de Baltar, lembrou a criação do clube, o primeiro federado numa escola, um projecto “arrojado” e “com altos e baixos”. “Baltar começa a ter tradição de andebol”, afirmou António Aguiar. Criado em 2011, o clube conta agora com cerca de 150 jovens nas categorias de minis, infantis, iniciados e juniores.
“Queremos transformar Paredes numa festa do andebol e fazer o maior torneio de Portugal. Vamos pôr Paredes a mexer. Vamos promover o andebol mas também a cidade”, prometeu Luís Sousa, um dos organizadores do evento.
O Paredes Handball Cup começa com um ‘campus de andebol’, com Tiago Rocha e Ricardo Candeias, atletas da selecção nacional, em que 40 a 50 atletas poderão receber lições destes jogadores de referência e viver experiências.
No Parque da Cidade de Paredes serão instalados três campos de andebol de praia em que 60 equipas vão disputar a primeira etapa do circuito do Porto. A promessa é que existirão também insufláveis e muita cor. “Vai ser um arranque em grande, com equipas espanholas já inscritas”, adianta Luís Sousa.
Segue-se o torneio indoor. “Vamos inundar Paredes com atletas de andebol”, promete a organização. “Estão confirmadas 41 equipas espanholas e cerca de 160 portuguesas e já há hotéis esgotados. O sucesso está quase garantido. Queremos superar recordes e tornar-nos num dos maiores torneios da Europa”, afirmou Luís Sousa.
Haverá vencedores, mas a competição, salienta, não é o mais importante. A par decorrerá um programa de eventos para divertir os participantes, com idas ao parque de diversões Magikland, provas de karting e paintball. O centro nevrálgico será o antigo Pavilhão Municipal de Paredes onde haverá música e DJ’s.
Os participantes vão ficar alojados nas escolas de Paredes e Baltar, onde farão também as refeições. As deslocações entre pavilhões serão asseguradas por 10 autocarros e carrinhas. Os jogos vão decorrer entre as 8h00 e a meia-noite.
Autarquia investe 15 mil euros e dá apoio logístico. Alexandre Almeida garante que o esforço vai valer a pena
“Lembro-me que em 2011 não havia um único clube federado em Paredes, depois de o concelho já ter tido tradição na modalidade”, contou Paulo Martins, da Associação de Andebol do Porto. Agora, “é uma felicidade enorme assistir à reactivação do andebol neste concelho com tantos jovens”, disse. Além de Baltar há equipas também na Sobreira e em Recarei. “Temos mais de 200 atletas a praticar andebol em Paredes”, salientou Paulo Martins. “Estão reunidas em Paredes as condições para ser a capital nacional do andebol”, garantiu o responsável pela Associação de Andebol do Porto.
Da parte da autarquia, e face aos números que o evento envolve, o vereador do Desporto não escondeu que o desafio “é assustador” mas também uma oportunidade para o município. “Isto vai ajudar a vender a marca Paredes”, sustentou Paulo Silva.
O autarca lembrou ainda que, recentemente, o concelho recebeu um evento ligado ao basquetebol e adiantou que está em vias de conquistar um outro na área do hóquei indoor. “Queremos dar a conhecer várias modalidades e atrair os jovens para o desporto”, explicou.
Dizendo que é em Baltar que está “o coração do andebol em Paredes”, o presidente da Câmara Municipal desejou que este se torne num torneio de referência no país”. “Não temos a mínimo dúvida que o evento vai dar vida ao concelho de Paredes e é isso que precisamos”, afirmou Alexandre Almeida.
Segundo o edil, o torneio envolve um orçamento de 140 mil euros, sendo que o município, “apesar das conhecidas dificuldades financeiras”, comparticipará o evento com 15 mil euros e vai ainda dar apoio logístico. “Vai valer a pena este esforço financeiro”, garantiu.
Na apresentação esteve ainda a atleta e treinadora Filipa Fontes, vice-campeã nacional de andebol na época 2016/2017 e uma das madrinhas do evento.