Pelo menos uma centena de pessoas são esperadas, este sábado de manhã, na Serra de São Tiago, em Sobrosa, Paredes, para uma acção de limpeza.
A Junta de Freguesia, que organiza a iniciativa com o apoio de várias entidades, apela a que mais se juntem numa manhã dedicada a recolher apenas o plástico.
Segundo Américo Castro, o lixo depositado na serra foi detectado no início do ano, tendo sido realizada uma visita ao local com a Ambisousa em Março. O assunto não ficou esquecido, garante.
“Ficamos alarmados com o que encontramos, é uma extensão muito grande de lixo, desde pneus, para-choques, artigos sanitários, electrodomésticos, restos de móveis, numa mistura de vários tipos de lixo”, lamenta o presidente da Junta de Freguesia de Sobrosa.
Nesta primeira actividade de plogging, que junta exercício físico com a recolha de lixo, a freguesia lançou o desafio às colectividades locais. Conta ainda com a parceria da Câmara Municipal de Paredes, da Ambisousa e da Junta de Freguesia de Ferreira (Paços de Ferreira).
“A nossa prioridade é o plástico. Os participantes vão ter luvas e uns sacos para ir recolhendo lixo até lá acima à serra. Lá vamos ter um contentor para o depositar”, explica o autarca.
A expectativa é que participem pelo menos 100 pessoas, adianta, mas todos estão convidados. “Não é preciso inscrição, basta aparecer”, informa Américo Castro.
Esta será a primeira de várias acções idênticas, promete, até pela quantidade de lixo existente. “Ainda haverá muito trabalho a fazer”, garante.
“Queremos sobretudo sensibilizar as pessoas para que isto não volte a acontecer e não se volte a depositar ali lixo. Embora saibamos que se calhar 90% do que ali está não é de Sobrosa, o problema é de Sobrosa”, frisa o presidente da junta.