O programa “Paredes na Rota da Protecção do Idoso” está no terreno há um ano. Desenhada para diagnosticar casos de pessoas com mais de 65 anos em situação de risco, esta medida implementada pela Câmara Municipal de Paredes já permitiu que a Polícia Municipal sinalizasse, em apenas duas freguesias, 59 idosos em situação preocupante. 11 deles foram, inclusive, encaminhados para instituições particulares de solidariedade social e estão, neste momento, a receber apoio de centros de dia ou lares de terceira idade.
Depois de Aguiar de Sousa e Astromil, polícias municipais vão percorrer as restantes freguesias do concelho
“Este projecto é uma prioridade, porque quanto mais se avança mais se vê o que está escondido”, afirmou, na tarde da última terça-feira, a vereadora da Acção Social, Hermínia Moreira. Para esta responsável, o programa “Paredes na Rota da Protecção do Idoso” alcançou, no espaço de um ano, “resultados muito bons” e tem, por isso, todas as condições para continuar. Assim, depois de Aguiar de Sousa e Astromil, os polícias municipais estão a centrar a sua actividade na Sobreira, freguesia onde existem 500 idosos. Devido a este número elevado ainda não foi possível apresentar resultados para esta localidade, contrariamente ao que acontece em Aguiar de Sousa e Astromil. Nestas duas freguesias, a Polícia Municipal de Paredes sinalizou 59 idosos em situação de risco. Destes, 11 foram alvo de intervenção social e estão a ser acompanhados por técnicos das instituições particulares de solidariedade social do concelho. Os números foram revelados na cerimónia que assinalou a passagem de um ano do projecto “Paredes na Rota da Proteção do Idoso”. Na mesma ocasião, foi revelado que, em 12 meses, os polícias municipais sinalizaram, apenas em Aguiar de Sousa, 43 dos 240 idosos existentes, sendo que dez foram encaminhados para centros de dia e lares de terceira idade. Em duas situações, o problema de isolamento resolveu-se com a colocação de aparelhos de teleassistência na casa dos idosos.
Já em Astromil, foram sinalizados 16 idosos (entre 117) e apenas um foi alvo de intervenção social. Trata-se de um homem que não saía da habitação e que comia, todos os dias, a refeição que a esposa, que vinha a casa apenas ao fim-de-semana, lhe preparava ao domingo. Os técnicos explicaram que, neste caso, o idoso passou a beneficiar do serviço de apoio domiciliário, prestado por uma instituição local.
Em Paredes, a população com mais de 65 anos de idade está a crescer desde 2001. Segundo dados de 2011, o número de idosos no concelho era superior, em larga medida, a três mil. E o índice de dependência era de 16,2 por cento, quando, dez anos antes, era de 12,8 por cento.
O que é?
O “Paredes na Rota da Protecção do Idoso” é um programa destinado ao apoio a idosos em situação de risco, que visa intensificar o contacto com as pessoas idosas, particularmente as que vivem mais isoladas ou sem familiares que lhes prestem auxílio. Tem por finalidade não só alertar os idosos para as questões de segurança, mas também para auscultar os seus anseios, problemas e sugestões.