O futuro dos rios vai estar no centro da discussão das Jornadas do Ambiente, que decorrem entre os dias 21 e 22 de Abril, em Lordelo, Paredes.
Os trabalhos incluem a dinamização de diversos workshops, palestras, com a presença de investigadores, e onde não vão faltar as eco-escolas, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 e que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.
As Jornadas do Ambiente, que contabilizam a segunda edição, começam no dia 21, às 21h00, na Escola EB 2/3 de Lordelo, com workshops nocturnos dedicados aos temas, “Fotografia Noturna na Natureza”, com José Silva, “Insectos Noturnos”, com João Nunes, e “Proteção Animal”, com Adélia Pereira.
Na manhã seguinte, a partir das 9h00, há palestras que decorrem no auditório da Fundação A Lord, e que se iniciam com o tema “Há Vida no Rio”, com a investigadora especialista em biodiversidade dos meios aquáticos, Mónica Maia Mendes. segue-se o “Documentarismo de Vida Selvagem”, por Luís Henrique Pereira, jornalista da RTP, o “Parque das Serras do Porto”, pela coordenadora Raquel Viterbo, e a “Reabilitação de Rios e Ribeiras”, com o investigador e especialista em técnicas de engenharia natural, Pedro Teiga.
À tarde, a partir das 14h00, há uma ronda de workshops com José Fajardo a dinamizar a ação “Fotografar a Natureza na Torre dos Alcoforados” e a entidade Azul Cobalto Art, que vai abordar a “Cianotipia Botânica, Técnicas e Aprendizagens”. O jornalista Luís Henrique Pereira também vai ser o mentor de um workshop, sendo que a discussão termina com a apresentação de “Plogging – Um novo conceito ligado à prática desportiva e ambiental”, por Simão Bambino, fundador do grupo Plogging Paredes.
As jornadas vão incluir um momento musical protagonizado pelos alunos da EB1 de Lordelo, e que acontece a partir das 16h00.
A autarquia destaca “a abrangência destas jornadas que são transversais a todos os públicos, tendo como foco o debate e a partilha de conhecimento”. As inscrições já estão abertas e pode ser feitas no site da Câmara Municipal de Paredes, até ao dia 19 de Abril.