A Câmara de Paredes homenageou, em dia de Feriado Municipal, personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e dignificação do concelho em diferentes áreas, como a educação, desporto, cultura, saúde e também empresas.
O presidente da autarquia salientou, no discurso proferido, que estas distinções são ainda mais importantes nesta altura. Devem ter “duas grandes consequências”. Primeiro que os homenageados sintam isto como “um estímulo para serem ainda mais ambiciosos e irem ainda mais longe nas suas actividades, ajudando a projectar ainda mais o nome do concelho”. Depois para que sirvam de exemplo a outros: “O vosso legado vai reflectir-se noutras pessoas”para que também elevem o nome do concelho.
Na sua intervenção, o autarca lembrou que o país e o mundo atravessam uma altura conturbada, marcada por grande incerteza, devido à pandemia, alterações climáticas e guerra na Europa.
Isso requer “adaptação” e um “maior foco”, também na Câmara de Paredes, frisou, lembrando o trabalho realizado nos centros de vacinação, a necessidade de atenção à falta de água nas freguesias e à realização de obras, cujos custos têm oscilado. Congratulou-se ainda por terem tomado a decisão de resgatar a água e saneamento, algo que vai dar “flexibilidade” para realizar os investimentos necessários.
Os Homenageados
(e a justificação do município para atribuição das medalhas)
Alunos do concelho de Paredes – na pessoa de José Pedro Teixeira
José Pedro Teixeira é homenageado pelo mérito académico, empenho e dedicação às actividades curriculares e extra-curriculares, pela vitória dois anos consecutivos do projecto “Nós Propomos”, e pela participação no Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, enquanto representante do distrito do Porto na Fase Nacional do projecto. Estas competências fazem do homenageado um ilustre representante dos estudantes do concelho de Paredes.
O jovem é natural e residente no concelho de Paredes, fez o primeiro ciclo de estudos no Centro Escolar de Vilela, e o ensino básico e secundário na escola da sua terra natal, na Escola Básica e Secundária de Vilela.
O seu percurso escolar sempre ficou marcado por um caminho de mérito e excelência, reconhecidos pelo próprio Agrupamento que, ao longo dos vários anos de escolaridade, atribuiu por inúmeros anos Prémios de Valor e Excelência ao aluno.
No presente ano, concluiu o 12.º ano de escolaridade e foi eleito presidente da Associação de Estudantes da sua escola. Este foi o primeiro passo para a grande caminhada que este ano de escolaridade lhe viria trazer. Ainda no 12.º ano, foi eleito representante dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vilela no Conselho Geral do mesmo agrupamento, e representante das Associações de Estudantes de todas as escolas do concelho de Paredes para o Conselho Municipal de Educação e para o Conselho Municipal da Juventude.
Por dois anos consecutivos, venceu o Projecto Nós Propomos com o lugar de 1.º classificado como Melhor Projecto a Nível Nacional, e foi à Universidade de Lisboa fazer a apresentação do seu projecto e trabalho desenvolvido.
Ainda no 12.º ano participou no Parlamento dos Jovens – sessão distrital do Porto – onde foi não só eleito deputado, como escolhido para ser o Deputado Porta-Voz Distrital do Porto na sessão nacional que decorreu na Assembleia da República.
É ainda de se salientar a envolvência do aluno em mais de seis experiências internacionais, a partir dos seus 12 anos de idade, e participação em projectos Erasmus, em países como a Bélgica, os Países Baixos, a Polónia ou a Croácia, tendo visitado outros como a Espanha, a Hungria ou a Alemanha.
A par das suas obrigações escolares, é de se referir que o aluno manteve e mantém ainda uma inserção notável na comunidade onde se insere, sendo que, faz parte de várias organizações concelhia. Desde sempre, foi uma pessoa ligada ao associativismo local, integrando inúmeras associações do concelho como os Escuteiros, no agrupamento 1039 Vilela, e a Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Vilela – Paredes, onde é voluntário e se formou socorrista.
Além disso, mantém relações estreitas com a comunidade e associações, e demonstra-se pronto a ajudar sempre que necessário. São exemplo, a sua participação como voluntário no Handball Cup e na iniciativa Leia de Graça, que está a decorrer na freguesia de Vilela.
Apesar de todo este envolvimento, o aluno terminou o 12.º ano com média de 18.8 valores.
Empresa – Foto Pinto/Pint’arte – Paulo Pinto
A empresa de fotografia e vídeo Pint’arte é uma das homenageadas, pelo mérito empresarial de excelência na área da fotografia e vídeo e pela forma como tem prestigiado o Concelho de Paredes com a conquista de prémios nacionais e internacionais, nomeadamente, a Medalha de Prata FEP – Wedding – Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais atribuída em 2022.
A Pint’art é uma empresa de fotografia e vídeo, sediada em Vilela, que nasceu há mais de 25 anos.
Assume-se como uma “empresa jovem e inovadora, que se adapta às novas tendências da área da fotografia e vídeo”. Soma inúmeros prémios nacionais e internacionais: em 2014, a equipa foi distinguido pela Appimagem – Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem; em 2015, receberam o prémio Mestre Fotógrafo, na categoria Fotógrafo Especialista – Casamento; em 2017, a empresa foi finalista da categoria Fotógrafo do Ano, pela QEF – Qualified European Photographer; em 2018, foi finalista Fotógrafo do ano, na categoria Fotógrafo Especialista – Retrato; em 2020, a Pint’art recebeu o prémio Duplo Mestre Fotógrafo.
Este ano, em 2022, a empresa foi finalista Fotógrafo do Ano e venceu então, a Medalha de Prata FEP – Wedding – Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais.
Empresa – Cácio
Esta distinção é atribuída para reconhecer o mérito empresarial de excelência na área da indústria do mobiliário, perpetuando uma arte que é a marca identitária do concelho de Paredes. A história com mais de 50 anos, pautada pelo trabalho árduo, pela inovação e pela produção de elevada qualidade, faz da empresa uma referência no mercado internacional.
Sediada em Vandoma – Paredes, a CÁCIO – Indústria de Mobiliário nasceu em 1955, há quase 70 anos.
É uma empresa de mobiliário de bases sólidas e de cariz familiar – apesar da sua dimensão – e que se mantém no seio da família de Acácio Alberto Ferreira de Barros e de Maria Barros da Silva, os fundadores, que criaram a fábrica e desenvolveram e espalharam esta arte que aprenderam com amor, há três gerações.
Depois de ter passado pela liderança dos seus filhos, Domingos Barros, Elias Barros e Alfredo Barros, hoje fazem parte da administração Alfredo Barros e os netos dos criadores e mentes visionárias que fundaram a CÁCIO, Sara Barros e Alfredo Gonzaga Barros, assumindo assim os três as rédeas da administração da empresa.
Sara Barros, mais ligada ao marketing, área criativa/decorativa e comercialização, e Alfredo Gonzaga Barros, juntamente com o pai, que se dedicam essencialmente à produção.
Com o objectivo de dar resposta ao crescimento da empresa, em 2006 foram inauguradas novas instalações – que vão ser brevemente alargadas –, já preparadas e equipadas com toda a tecnologia de vanguarda disponível para o sector da indústria de mobiliário.
Empresa – Ela – Estabilização de Líquidos Alimentares – José António Leão
Esta empresa é distinguida pela inovação trazida ao seu sector. O facto de a empresa ser uma referência nacional e internacional na prestação de serviços na área dos vinhos prestigia o concelho de Paredes, pelo que, em conformidade com o respectivo regulamento, recebe o presente diploma.
A ELA, Lda., fundada por José Augusto Gaspar Barbosa Leão, natural de Parada de Todeia, filho de José Alves Leão é uma empresa de prestação de serviços para a área dos vinhos.
Mantendo a liderança de mercado em Portugal apostou na exportação dos seus serviços para Espanha.
Fundada em 1982, a ELA, Lda. foi pioneira na Península Ibérica, na Prestação de Serviços Enológicos, com a primeira unidade móvel de Estabilização Bitartárica. A inovação desta actividade foi a possibilidade de deslocar a unidade, numa viatura de transporte pesada, até às instalações do Cliente, reduzindo custos com os processos enológicos, com flexibilidade e comodidade.
A ELA, Lda. ampliou a sua gama de serviços na área de enologia em 1997 com Engarrafamento e de Acabamento (Rotulagem) e em 2007 Engarrafamento a Quente.
Para a ELA, Lda., as questões de Qualidade e de Segurança Alimentar tiveram desde o início, uma importância vital. A implementação do Sistema de Segurança Alimentar e de Gestão da Qualidade da ELA, Lda. foram reconhecidos externamente com a Certificação pela Norma ISO 9001 desde 2012 pela APCER e pela AENOR desde 2018.
Actualmente com 15 Unidades Móveis, a ELA, Lda. presta serviços em Portugal e Espanha, em todas as regiões vitivinícolas.
Empresa – Joaquim Santos Tomás & Filhos Lda – Margarida Tomás
Esta distinção do Município de Paredes visa agradecer e homenagear o mérito empresarial e o trabalho de várias gerações na área do comércio de madeiras e produtos derivados. A empresa tem dignificado o concelho de Paredes ao longo de décadas, por ser uma referência no mercado nacional e internacional, pelo que, em conformidade com o respectivo regulamento, recebe o presente diploma.
A Joaquim Dos Santos Tomás & Filhos Lda, também conhecida como JS Tomás, surge em 1991, pelas mãos de Joaquim dos Santos Tomás, em Gandra, Paredes.
No entanto, é no decorrer dos anos 80 que, Joaquim Tomás, de espírito empreendedor, começa a colocar em prática a sua visão, num pequeno armazém de 150 m2, sob o nome individual Lucinda Moreira Das Neves, nome de sua esposa, comercializando produtos derivados de madeira e, sendo ele, até então, o único funcionário.
Já a partir de 1991, elementos da segunda geração da família, vêm alargar a equipa e, contribuir, com êxito, para o desenvolvimento da empresa. Inicia-se a comercialização, também, de madeira em bruto.
Em 2001, implementa-se a sucessão empresarial, pelas 4 filhas do fundador: Cecília, Albertina, Fernanda e Margarida Tomás. A JS Tomás é uma empresa de cariz familiar que, recentemente, conta também, com elementos da terceira geração, na sua equipa. Entre gerações, os valores mantêm-se, com foco na responsabilidade, dedicação e credibilidade.
Como consequência de grande dedicação e forte ética de trabalho ao longo dos anos, a JS Tomás está, firmemente enraizada, no mercado das madeiras. Com base em elevados critérios de qualidade, a JS Tomás, selecciona cuidadosamente, todas as madeiras que comercializa.
Nos últimos anos, alarga a sua visão e, o seu portefólio, introduzindo variados e inovadores produtos, detendo a representação exclusiva de alguns deles.
Em 2021, adquire novas instalações, dispondo hoje, de uma área de mais de 30.000 m2, incluindo áreas exteriores e áreas cobertas que, acolhem, uma diversificada selecção de espécies e, espessuras, desta nobre matéria-prima, bem como, dos produtos derivados de madeira. Conta, também, com estufa para secagem de madeiras e showroom.
A JS Tomás tem, como objectivo fundamental, disponibilizar aos seus clientes, os melhores produtos em madeira, com ênfase na qualidade e no serviço pontual. A isto, adiciona conhecimento técnico, inovação e, mais de 30 anos de experiência, criando soluções para empresas da indústria da carpintaria, do mobiliário, da construção e, mais recentemente, para escritórios de arquitectura, de design e decoração.
Em 2021, de forma a assegurar a preservação do ambiente, implementa, a certificação da Cadeia de Responsabilidade, segundo os requisitos do FSC® e PEFC, assegurando condições de garantia aos seus clientes que, a matéria-prima dos seus produtos, é proveniente de florestas geridas de forma sustentável.
Já em 2022, certifica-se em qualidade, segundo as normas ISO 9001.
Contando, de momento, com uma equipa de 15 pessoas, profissionais competentes e pró-activos, a JS Tomás tem como missão essencial, a de continuar a ser uma referência no mercado da comercialização de madeiras e derivados, prestando sempre, o melhor serviço, ao cliente.
Dirigismo – Pedro Silva – Presidente do USCParedes
O Município de Paredes entrega agora a Medalha de Ouro, na categoria Dirigismo, ao presidente do União Sport Clube de Paredes, Pedro Silva, pelo mérito de liderança, dedicação e organização, enquanto Presidente do União Sport Clube de Paredes.
Na primeira época do seu mandato, 2017/2018, o USCP, subiu de divisão ao Campeonato de Portugal. O homenageado foi, ainda, um dos obreiros dos sucessos desportivos alcançados pelo clube na época 2021/2022, na modalidade de futebol, com a subida de divisão da equipa sénior e com a conquista do primeiro lugar, a nível nacional, do Campeonato de Portugal, e na modalidade de hóquei em patins, com a subida de divisão da equipa sénior e com a passagem à fase de apuramento de Campeão e conquista do sexto lugar do Campeonato Nacional da equipa Sub-15, pelo que, em conformidade com o respectivo regulamento, recebe o presente diploma.
António Pedro Mendes Gonçalves da Silva, nasceu na freguesia da Sé, concelho do Porto, a 13/06/1977, filho de Jaime Teixeira Gonçalves da Silva e Maria Amélia Pereira Mendes, reside na Freguesia de Baltar, concelho de Paredes, há cerca de 40 anos. É casado e tem dois filhos.
Estudou em Baltar desde o primeiro ciclo até ao 12.º ano de escolaridade, licenciado depois em solicitadoria e acessória jurídica pelo ISMAI, Instituto Superior da Maia. É solicitador de profissão, inscrito na ordem dos solicitadores e agentes de execução, com escritório em Paredes. Durante a sua juventude, praticou futebol em clubes do concelho como o Futebol Clube de Cete e no União Sport Clube de Baltar.
Foi membro da Assembleia de freguesia de Baltar 2013 a 2017. É hoje vice-presidente da Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar, distinguido com a medalha de serviços distintos grau prata pela liga dos bombeiros portugueses e distinguido com a medalha de honra e valor pela Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar. É, também, desde Outubro de 2021, presidente da Assembleia de freguesia de Baltar.
O seu percurso como dirigente no União Sport Clube de Paredes, começou em 2013, como vogal da comissão administrativa do USCP, exercendo várias funções no departamento de futebol sénior. Até que em 2017 é eleito presidente da direcção do União Sport Clube de Paredes.
Na primeira época do seu mandato, 2017/2018, o USCP, sobe de divisão ao Campeonato de Portugal. São, também no seu primeiro mandato, reactivadas as secções de Hóquei em patins, Basquetebol, Vólei e Karaté, mantendo o futsal e a Escola de Dança, com o intuito do clube se tornar mais eclético e inclusivo, contando hoje com cerca de 600 atletas nas várias modalidades a praticar desporto. O Hóquei Patins sobe da terceira divisão à segunda divisão na época 2019/2020 e volta a descer na época 2020/2021 subindo novamente à segunda divisão na época 2021/2022.
O futebol sénior do USCP, na época 2020/2021, recebeu o SLB na terceira eliminatória da Taça de Portugal, na cidade desportiva de Paredes. Na época 2021/2022, o USCP sobe a Liga 3, com um dos orçamentos mais baixos do campeonato de Portugal e é campeão do campeonato de Portugal disputando a final no Jamor com o Fontainhas, ganhando por 4-0. Na Taça de Portugal é eliminado nos oitavos de final nas grandes penalidades pelo Leça, tornando assim uma das épocas de maior sucesso na história do USCP.
Saúde – Carlos Alberto – presidente do Conselho Administrativo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
Pelo mérito profissional. O homenageado destaca-se pelo trabalho de proximidade aos concelhos e às populações abrangidas por esta unidade de saúde, actuando na prevenção e promoção do estado de saúde de toda a população residente na área geográfica e pelo empenho que denotou no combate à pandemia da Covid-19, pelo que, em conformidade com o respectivo regulamento, recebe o presente diploma.
Carlos Alberto Silva nasceu a 25 de Abril de 1964.
Do seu currículo académico e profissional, fazem parte um Bacharelato em Contabilidade e Administração, uma Licenciatura em Economia, o Ciclo Europeu de Management Superior pelo Institut Français de Géstion, Mastering the New Challenges of Health Care pela Universidade de Lausanne e Harvard Medical International e Mastering Health Care Finance pela Universidade de Lausanne e Harvard Medical International (tendo sido também co-organizador).
Sobre a experiência profissional, é auditor da empresa Ernst & Young, é responsável pela Auditoria Interna da Companhia de Seguros Garantia, foi Auditor Interno da equipa internacional do Grupo de bebidas canadiano SEAGRAM, foi Director Financeiro da empresa SGO ELECTRODOMÉSTICOS, foi Director Administrativo e Financeiro da CHAMPCORK (GRUPO AMORIM), foi Vogal do Conselho de Administração da RARO (GRUPO AMORIM) e Consultor da Administração e formador de várias empresas.
Na área hospitalar, exerceu funções como Administrador Delegado do HOSPITAL SANTO TIRSO, como Administrador Delegado do HOSPITAL PRIVADO DA TROFA, do Responsável pelo Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão HOSPITAL DE PENAFIEL,
como Vogal do Conselho de Administração do HOSPITAL GERAL DE SANTO ANTÓNIO e como Vogal do Conselho de Administração do CENTRO HOSPITALAR DO PORTO.
De referir que foi também Director de Zona dos CTT – CORREIOS DE PORTUGAL, foi Director Geral da empresa ELNOR (equipamentos médicos), foi Director Administrativo e Financeiro da empresa SADOTEL (operações do GRUPO ALTICE na REPÚBLICA DOMINICANA) e foi Director Administrativo e Financeiro da TNORD (operações do GRUPO ALTICE em PORTUGAL).
Carlos Alberto presidiu e fez parte da direcção de diversas Colectividades, tais como, a Banda Musical de Gondomar, Juventude Desportiva de Gondomar, Gondomar Futsal Clube, entre outras e foi membro da Direcção das Ligas de Amigos dos Hospitais de Santo Tirso e Santo António.
Desporto – Carlos Ramos
Pelo mérito desportivo alcançado no hóquei em patins, prestigiando a modalidade e o Concelho de Paredes. Apesar de jovem, coleciona já um palmarés de referência.
Carlos Manuel Barbosa Ramos nasceu a 19 de Abril de 2000.
A sua ligação à modalidade de hóquei em patins começou quando tinha apenas seis anos, na Casa do Povo da Sobreira. Ao longo da sua carreira desportiva, passou, ainda, pela Associação Desportiva de Valongo e pelo Futebol Clube do Porto, clube onde joga actualmente.
Sobre o seu palmarés: foi Campeão Nacional da 3.ª divisão pela Associação Desportiva de Valongo, foi Campeão Nacional dos Escalões Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19 também pelo clube de Valongo foi Campeão do Mundo Sub-20 em 2017, pela Selecção Nacional, conquistou o terceiro lugar no Campeonato da Europa, em 2018, pela Selecção Nacional, e esta época, 2021/2022, foi Campeão Nacional pelo Futebol Clube do Porto.
Cultura – José do Barreiro – título póstumo
A Medalha de Ouro na categoria Cultura será entregue, a título póstumo, a José Corrêa Pacheco, conhecido como José do Barreiro, pelo mérito cultural e pela forma ilustre como marcou a história do concelho, sobretudo, por ter sido um dos responsáveis pela “Monografia de Paredes”, que comemora este ano o seu centenário.
Importa referir que o centenário da “Monografia de Paredes” é o tema do Desfile Concelhio deste ano.
José Corrêa Pacheco nasceu a 12 de Maio de 1857, na Casa do Barreiro, na freguesia da Madalena (Paredes) e faleceu a 15 de Junho de 1933, na cidade do Porto, tendo casado com D. Amélia da Costa Torres Guimarães. Era filho do Dr. João Correa Pacheco Pereira de Magalhães e sua mulher D. Maria Adelaide da Cunha Teixeira de Vasconcellos e Portocarreiro.
Sobre o seu percurso académico e político, era formado em Direito pela Universidade de Coimbra (25 de Junho 1881). Foi Administrador do concelho de Paredes (2 de Agosto de 1883 a 11 de Fevereiro de 1886) e Vereador da Câmara do Porto (1907). Foi também Provedor da Santa casa da Misericórdia do Porto (1911), Procurador da Junta Geral do Distrito do Porto e Presidente da Direcção Administrativa dos Hospitais de Santo António e do Conde Ferreira.
Em 1933, o Município de Paredes atribuiu-lhe o título de Cidadão Benemérito pelo seu importante trabalho monográfico intitulado “Monografia de Paredes” que muito contribuiu para o conhecimento da história local.
O seu contributo foi de alto reconhecimento pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Paredes conforme citação na respectiva Ata (1933): “… o cidadão Doutor José Correa Pacheco ilustre filho deste concelho com porfiado, insano e paciente trabalho, organizou, publicou e distribuiu à sua custa uma monografia sobre o concelho de Paredes, que é um largo e volumosos repositório de factos e dados relativos à sua história (…) tornando a sua terra (Paredes) ao mesmo tempo bem conhecida e amada já por seus naturais, já mesmo por estranhos.”
A “Monografia de Paredes “foi para a imprensa em Outubro de 1921 e editada em 1922 sob o pseudónimo de José do Barreiro.
Em 1924 publicou uma adenda intitulada “Monografia de Paredes. Correcções e Acrescentos”.
Ainda hoje é uma obra de referência para a História do concelho de Paredes. O Município de Paredes considerando, também, a importância desta obra e encontrando-se a mesma completamente esgotada no mercado, publicou e apresentou durante as Comemoração do Bicentenário de nascimento de José Guilherme Pacheco (2021), uma edição fac-similada, da Monografia de Paredes, também com distribuição gratuita.
Recebe José Luís Guerner, filho do homenageado.
Desporto – Leonor Costa
Jovem desportista que se tem distinguido, em competições nacionais e internacionais, na modalidade de kickboxing.
Ana Leonor Silva da Costa nasceu no dia 28/06/2003.
É de Lordelo e começou a praticar desportos de combate com seis anos. Praticou karaté e kung-fu durante oito anos, mas afirma que a sua “verdadeira paixão é o kickboxing”.
Pratica kickboxing há cinco anos e logo no primeiro ano de competição sagrou-se Campeã Regional de Kickboxing e, posteriormente, Vice-Campeã Nacional.
Participou também em inúmeras galas desportivas, tendo conquistado um cinto. Em 2019, foi campeã regional de kickboxing e foi convocada pela selecção nacional de kickboxing para representar Portugal num torneio europeu, tendo conquistado o 3º lugar. Nesse mesmo ano voltou a representar Portugal num Campeonato Ibérico, sagrando-se Vice-Campeã da competição.
Leonor Costa foi duas vezes Vice-Campeã de Muay Thai. Em 2021 conquistou o primeiro lugar no Campeonato Regional e foi apurada para os Nacionais. Sagrou-se Campeã Nacional de Kickboxing na categoria -56kg. Em 2022 sagrou-se Vice-Campeã Regional e foi novamente apurada para o Campeonato Nacional, embora não tenha podido comparecer devido a motivos pessoais.
Ensino – Manuel Silva
O Município de Paredes distingue Manuel Silva, pelo mérito profissional na área da educação e da investigação científica. O homenageado distingue-se pelo ilustre desempenho de funções enquanto docente do Ensino Superior e pelo cargo de excelência que ocupa, enquanto Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP).
É, neste Instituto, professor adjunto na área de Línguas desde 1998. Foi, nos últimos quatro anos, Vice-presidente do ISCAP para a Investigação, Internacionalização e Qualidade.
É também Presidente do Comité Executivo da Associação de Centros de Língua Portuguesa (ReCLes.pt), que reúne 17 universidades e politécnicos portugueses e pertence ao Comité de Coordenação da CERCLES, rede europeia na área das Línguas e da tradução.
É Doutorado em Linguística na área da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Terminologia e Tradução pela FLUP – Universidade do Porto.
Em termos de investigação é membro fundador do CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do P.Porto, centro de I&D acreditado pela FCT, onde coordena a Unidade de Estudos em Línguas, Comunicação e Educação. Representa também o ISCAP no CCRVA – Centro de Competências em Realidade Virtual e Aumentada do P.Porto.
É ainda investigador no INESC TEC, laboratório Associado do Estado. Foi também investigador integrado no CLUNL – Centro de Linguística da Universidade nova de Lisboa, entre 2016 e 2019.
Entre 2017 e 2018 foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCAP, tendo sido vice-presidente deste órgão durante 4 anos.
Coordenou, desde 2003, a Unidade de Inovação em Educação no ISCAP. Foi, em 2012, membro fundador do e-IPP – Unidade de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto.
Participa e participou em mais de 15 projectos nacionais e europeus, estando neste momento a coordenar o Projecto DIGITOOLS – Innovative Tools for Enhancing E-Learning Solutions in Universities.
É autor e co-autor de dezenas de artigos em revistas e de vários livros científicos ou atas de conferências indexadas. Foi co-editor da Revista POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP e foi co-editor chefe da Revista Tecnologias Informação e Comunicação (RTIC). É, actualmente, co-editor da Revista e3, Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP. Colabora com vários comités científicos de revistas indexadas e de conferências nacionais e internacionais, tendo sido Chair de alguns eventos internacionais. Tem sido também convidado como Keynote Seaker em várias conferências nacionais e internacionais.
Integra o Conselho de ética e Deontologia da APTRAD – Associação Portuguesa de Tradutores.
Ensino – José Alexandre Pinto
Pelo mérito profissional na área da educação e da investigação científica. O seu percurso de várias décadas na área do ensino é marcado pelo desempenho de funções que engrandecem o concelho de Paredes.
José Alexandre da Silva Pinto nasceu no lugar do Oural, da Freguesia de Castelões de Cepeda do Concelho de Paredes em Julho de 1968.
Realizou os seus estudos no Ensino Básico e Secundário nas escolas da sua freguesia. Após concluir a sua formação inicial, ingressou na Escola Preparatória de Paredes, enquanto professor de Matemática e de Ciências da Natureza.
Ao longo da década de 90, além de Professor, foi também, sob a presidência da Professora Olinda Pinto, Secretário do Conselho Directivo da Escola. É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Investigador no Laboratório de Didáctica de Ciências e Tecnologias da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Presentemente é Presidente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.