Cerca de 20 jovens e adultos com necessidades especiais vão participar em 10 torneios de golfe adaptado, promovido pelo Paredes Golfe Clube e pela Aveleda.
As provas vão decorrer no Campo do Aqueduto, em Paredes, ao longo do ano e têm como objectivo criar um ranking que irá premiar o primeiro campeão da Aveleda Specials Cup, diz o clube paredense.
O primeiro torneio decorre esta sexta-feira, a partir das 10h45, contando com utentes da Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel e da Emaús – Associação de Apoio ao Deficiente Mental, de Paredes e Baltar, assim como com jogadores com necessidades especiais da Academia do Paredes Golfe Clube e das Escolas Básicas de Paredes e Cristelo.
“Todos os participantes já tiveram treinos no Campo do Aqueduto, com os dois técnicos do Paredes Golfe Clube, e vão começar por realizar um torneio de Putting”, explica o Paredes Golfe Clube.
A Aveleda patrocina o ranking, no âmbito da sua política de responsabilidade social. “Quando o Paredes Golfe Clube nos falou da ambição de trabalhar a prática do golfe com pessoas com necessidades especiais, nós decidimos apoiar a causa e associarmo-nos à iniciativa. É, muitas vezes, por via do desporto que tornamos a nossa sociedade mais inclusiva e integradora”, refere Martim Guedes, administrador da empresa.
Recorde-se que, foi já no ano passado, que o Paredes Golfe Clube mostrou a intenção de apostar em aulas gratuitas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, num projecto pioneiro a nível nacional que pretendia integrar estes futuros atletas na vertente competitiva da modalidade.