O concelho de Paredes foi considerado pela organização do Congresso Internacional das Cidades Educadoras como um dos casos de maior sucesso no combate ao abandono escolar a nível mundial, entre várias centenas de cidades de todo o mundo, diz nota de imprensa da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, e a vereadora da Educação, Hermínia Moreira, estão presentes no XIV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, a decorrer na cidade argentina de Rosário, para apresentar a experiência do concelho como exemplo de boas práticas.

Segundo a autarquia, estes bons resultados devem-se a uma das “Cartas Educativas mais ambiciosas de Portugal”, que revolucionou o panorama da educação no concelho, “com resultados notáveis no combate ao abandono escolar e no aproveitamento”; e ao programa PT Paredes Com Teatro, um projecto lançado pela autarquia em 2006, que visa apoiar o teatro amador no concelho. “Financiamos o teatro amador na sua vertente formativa, prosseguindo a estratégia de combate ao abandono escolar e promoção do sucesso educativo através do programa PT Júnior”, explicou Celso Ferreira, realçando que o projecto “contribui para o desenvolvimento integral dos jovens, para criar a literacia teatral e ainda para promover a integração e a inclusão social”.

Desde a sua criação, há 10 anos, o programa PT – Paredes com Teatro já produziu 432 espectáculos em oito edições, integrando 12 grupos de teatro PT e seis grupos PT Júnior, para um investimento total a rondar os 500 mil euros. Os espectáculos foram vistos por mais de 51 mil espectadores, refere a Câmara Municipal.