Paredes está entre os 27 concelhos do país onde está concentrado maior poder de compra. Os dados são do sistema Sales Index da Marktest.
Segundo a edição de 2022 deste índice apenas “em apenas sete concelhos estão concentrados 25% do poder de compra de Portugal Continental”. Só nos concelhos de Lisboa, Porto e Sintra está “14.91% do total do poder de compra, o que demonstra claramente as assimetrias regionais que continuam a caracterizar Portugal”, conclui esta entidade.
“Este índice, que totaliza 1000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, apresenta um valor máximo em Lisboa (84.98%). Porto é o segundo concelho com maior poder de compra, seguido de Sintra, Vila Nova de Gaia e Oeiras”, informa a Marktest.
Já metade deste índice, 50%, está localizado em 27 concelhos que representam “apenas 6% da área total do Continente, mas concentram 49% da sua população residente, 28% do parque habitacional, 45% das dependências bancárias, 49% da actividade do Multibanco, 47% dos estabelecimentos comerciais, 56% dos registos de automóveis, 46% do consumo de electricidade ou 71% dos médicos inscritos na Ordem”, assim como “51% das empresas nacionais, 58% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 28% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais)”.
Neste lote está Paredes que surge como um dos distrito do Porto com maior poder de compra, juntamente com Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar ou Santa Maria da Feira.