A rotunda em Cristelo, em Paredes, começou a ser construída este mês, avançou o autarca local, na reunião de executivo.
Trata-se do entroncamento em que a Rua Doutor Jerónimo Pereira Leite, na EN319, que liga a Sobrosa, cruza com a Rua José Ribeiro da Silva, em direcção a Vilela.
Dada a localização da nova infraestrutura, o autarca considera que esta é “uma obra complexa de executar porque o trânsito não poder ser parado” num local de grande tráfego.
“Estamos a falar do maior ponto de trânsito em Paredes. É difícil circular naquele local em hora de ponta, basta que alguém queira virar para Vilela, o trânsito automaticamente fica congestionado”, explicou Alexandre Almeida, avisando que, e durante o decurso dos trabalhos vão existir constrangimentos.
“Será uma rotunda com dimensão de forma a permitir que o trânsito flua com normalidade e sem os transtornos atuais”, disse ainda.
A obra deverá estar concluída dentro de quatro a cinco meses.
Em rtelação à rotunda de Sobrosa, na EN319, que suscitou inclusive um protesto da comunidade local, Alexandre Almeida expolicou que a sua construção é para ser feita, apesar de reconhecer que não será fácil, dado não existirem terrenos disponíveis.
“Está a ser pensada para ali uma rotunda e terá de ser feita antes do que a rotunda situada junto ao posto médico de Paredes e uma outra a edificar em Parada, na entrada da autoestrada”. Para estas intervenções, o edil conta com fundos do programa Portugal 2030″. O município tem cerca de nove milhões de euros para estas intervenções. “Podíamos ter um pouco mais”, mas, cinco milhões, têm que ser canalizados para saneamento, que é uma área prioritária”, concluiu.