Nuno Santos, atleta federado de xadrez, do Vasco da Gama FC, de Recarei, em Paredes, marcou presença no torneio internacional “Maia Chess Open 2024”, que decorreu entre 23 e 31 de Agosto.

Numa prova de elevada dificuldade,e que contou com a presença de vários atletas de elite da modalidade, com os títulos de GM (grão-mestres) e IM (mestres internacionais), o xadrezista do clube paredense alcançou três vitórias de nove possíveis, avança o clube, em comunicado.

Uma das rondas vitoriosas de Nuno Santos foi contra o xadrezista italiano Luca Pontiroli. As partidas realizaram-se com cronometragem de “clássicas”, isto é, com o tempo de 1h30 para os primeiros 40 lances, seguido de mais 30 minutos, com incremento de 30 segundos desde o primeiro lance.

Nesta competição, que teve a chancela da Federação Portuguesa de Xadrez, estiveram presentes mais de 230 praticantes oriundos de vários países.

O vencedor do torneio foi o francês Pierre Bailet, ficando em segundo o canadiano Kevin Spraggett e em terceiro José Francisco Veiga, atleta português do Colégio Efanor.

Refira-se que, o Vasco da Gama FC de Recarei possui secção de Xadrez há três anos, é membro da Federação Portuguesa da modalidade e tem competido em várias provas de âmbito regional, nacional e internacional. No próximo dia 14 de Setembro, pelas 14h30, o clube dará início à nova época, com uma aula aberta e gratuita a todos os interessados em descobrir a modalidade ou em praticá-la de forma oficial e federada.