A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), de Paredes, corta hoje a fita a um dos “maiores e mais completos Hospitais Veterinários Universitários da Península Ibérica”, avança aquela estrutura de ensino.
A nova estrutura garantirá aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), e da licenciatura de Enfermagem Veterinária da Escola de Tecnologias da Saúde, da CESPU, “um ensino em ambiente real de trabalho e com acesso às mais inovadoras técnicas”.
O espaço ocupa uma área de mais de 3 700 metros quadrados e ali mais de “180 alunos” vão ter “oportunidade de aprender em ambiente real de trabalho e adquirir técnicas inovadoras e que serão diferenciadoras no seu futuro percurso profissional”, destacou ao VERDADEIRO OLHAR, Nuno Vieira e Brito, coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.
O hospital é especializado para o tratamento de animais domésticos e de produção, em particular equinos, tendo entre as suas áreas de especialização neurologia, ortopedia, dentristia, oftalmologia, cirurgia.
Já o serviço de imagiologia, que inclui salas de Rx, TAC e ressonância magnética, “é um outro fator de diferenciação desta unidade, que dispõe também de laboratório próprio”, avança a estrutura.
Nao que diz respeito à cirurgia, tem equipamento diferenciado que permite a visualização remota dos procedimentos cirúrgicos.
O hospital veterinário está, ainda, a equipar todas as instalações dedicadas a equídeos, num projeto inovador e funcional único em Portugal.