Os Centros de Interpretação da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, e das Minas de Castromil e Banjas, em Sobreira, já reabriram, mas com lotação limitada.
Segundo a Câmara Municipal, o Centro de Interpretação da Senhora do Salto conta com acompanhamento de voluntários para as visitas e trilhos ao fim-de-semana, enquanto durante a semana os visitantes devem efectuar marcação prévia. A lotação máxima é de 10 pessoas por cada grupo.
Este centro de interpretação “proporciona aos visitantes uma viagem multimédia e interactiva pela geologia, hidrografia, flora e fauna do parque. A Senhora do Salto é um local de peregrinação, envolto em lendas e culto religioso com o Rio Sousa como testemunha”, escreve a autarquia.
Já os Centros de Interpretação das Minas de Castromil e Banjas estão disponíveis com reserva prévia para grupos entre quatro e seis pessoas. Nestes locais encontram-se importantes vestígios das explorações do ouro do tempo dos romanos.
O acesso a estes espaços implica o cumprimento das normas e recomendações da Direcção-Geral da Saúde, como o uso obrigatório de máscara, a desinfecção das mãos à entrada e saída, o distanciamento social entre visitantes e a etiqueta respiratória.