No próximo dia 24 de Agosto, a Igreja Matriz de Bitarães, em Paredes, vai acolher o quinto concerto do projecto “Young Guitar Masters”, que pretende apoiar e promover jovens guitarristas portugueses.

A partir das 21h30, com entrada livre, irá subir ao palco o “Duo Sirius”, formado por Diogo João e Márcio Silva, dois jovens guitarristas que se conheceram, em 2015, quando ingressaram na Licenciatura em Música, na Universidade de Évora, sob a orientação de Dejan Ivanovich.

Estes dois jovens já se apresentaram individualmente um pouco por todo o país e contam com vários prémios em concursos de guitarra. Durante três anos, em Évora, integraram juntos vários grupos de música e criaram o “Duo Sirius” em 2018, que conta com alguns
concertos na região centro do país. Pretende apresentar um repertório diversificado,
percorrendo as mais variadas épocas, tendo interesse não só na interpretação de obras
originais, como também na transcrição de obras não guitarrísticas e na divulgação do
repertório português.

Em relação ao projecto que organiza estes concertos, o “Young Guitar Masters” foi fundado em Guimarães e é organizado e promovido pela Associação 3M. O objectivo é levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas portugueses ou residentes em Portugal em início de carreira.

Os concertos irão decorrer em locais emblemáticos e históricos das várias cidades, tendo, por isso, também a missão de valorizar e divulgar o património cultural e nacional, segundo refere o projecto em comunicado.

Tanto os quatro concertos realizados até hoje, como o que se vai realizar no dia 24 contam com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, Capela da Quintã (Baltar), Associação de Solidariedade Social dos Professores – Casa da Torre (Sobrosa) e Igreja Matriz de Senande (Aguiar de Sousa), Igreja Matriz de Rebordosa e Igreja Matriz de Bitarães.

Publicidade