Os Balcões SNS 24 são espaços de “proximidade” com os cidadãos, porque através do uso das tecnologias, “evitam deslocações”. A garantia é do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, que, esta sexta-feira, inaugurou este equipamento, instalado na Câmara Municipal de Paredes, concelho onde estão aquartelados 14 postos.

Para o autarca local, Alexandre Almeida, estes estruturas vão de encontro à “aposta do município na digitalização”, sendo que, esta adesão ao Balcão SNS 24, vai permitir que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia “estejam mais próximas da população e que sejam capazes de resolver questões primárias, para que o Serviço Nacional da Saúde funcione cada vez melhor”, refere nota do município, citando o edil.

Além desta unidade central, o serviço passa a estar disponível nos edifícios das Juntas de freguesia de Paredes, Aguiar de Sousa, Beire, Cête, Cristelo, Duas Igrejas, Lordelo, Parada de Todeia, Rebordosa, Recarei, Sobreira, Sobrosa e Vilela

O momento contou, ainda, com a presença dos presidentes de Junta e representantes das freguesias onde passa a funcionar o Balcão SNS 24.

Estes espaços, gratuitos, fazem com que seja possível aceder, remotamente, aos serviços digitais, sendo possível agendar consultas, efectuar a renovação de receitas, consultar exames médicos e actualizar dados do utente.

Segundo se pode ler no site do Serviço Nacional de Saúde, vêm “facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de tele-saúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde”, criando “condições de maior proximidade”, ao mesmo tempo que reduzem barreiras.

O momento contou, com a presença dos Presidentes de Junta e representantes das freguesias, onde estará instalado o Balcão SNS 24, assim como, dos vereadores Francisco Leal, Beatriz Meireles, Paulo Silva e Tânia Ribeiro, do presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, do presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Carlos Nunes, e, ainda, do diretor Executivo do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, Fernando Malheiro.