A Aldeia Agrícola de Paredes, no Largo da Feira, acolherá, em breve, as instalações do Balcão de Atendimento Permanente do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Segundo a Câmara Municipal de Paredes, este balcão disponibilizará Informações sobre os programas e medidas de apoio à criação de postos de trabalho; informações sobre certificação de aptidão pedagógica de formadores e certificação de aptidão profissional; fará a recepção e renovação de pedidos de candidatura à certificação de aptidão pedagógica de formadores; recepção de inscrições para o subsídio de desemprego; dará informações sobre os centros de reconhecimento, validação e certificação de competências; vai tratar da emissão de declarações da situação dos utentes inscritos face ao emprego; inserção de ofertas de emprego; informação sobre as ofertas de emprego disponíveis; apresentação dos candidatos a emprego às entidades com ofertas de emprego; dar informação sobre os serviços de informação e orientação profissional do IEFP; informação e inscrição para efeitos de formação profissional; informação e Inscrição para efeitos de procura de emprego no Espaço Económico Europeu (Rede Eures), entre outras acções de formação para o aumento da qualidade da mão-de-obra.
Esta sexta-feira, decorreu uma visita às futuras instalações com a presença do delegado regional do IEFP, António Leite, e do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira.
“O lema do Centro de Emprego é o serviço de proximidade, esta é um reforço da presença do IEFP em Paredes. A criação do Balcão de Atendimento Permanente permitirá um reforço na formação às pessoas inscritas e também um apoio aos empresários que procuram mão-de-obra qualificada”, referiu António Leite, citado em nota de imprensa da autarquia.
“A instalação do Balcão de Atendimento é importante para o concelho e para a cidade de Paredes. Em breve, deixamos de ter de nos deslocar a Valongo para tratar de assuntos. Paredes, segundo as estatísticas, é o 7.º concelho que cria mais emprego e a instalação do Balcão no mesmo edifício onde funciona também o Pólo de Empreendedorismo da Casa da Juventude permite criar uma nova dinamização do emprego jovem em Paredes”, acredita Celso Ferreira.