Durante o mês de Maio, “Mês do Coração, a Câmara Municipal de Paredes vai dinamizar, em parceria com diversas instituições – desde juntas de freguesia a associações e a ginásios -, actividades físicas um pouco por todo o concelho. O objectivo é alertar a população para as doenças cardiovasculares.
“Aulas de Pilates, Yoga, Zumba, X55, R. BumBum, Strong, Jump, Capoeira, Drive school Regional SUN 7 Zen, várias caminhadas, entre muitas mais actividades dirigidas aos paredenses, vão decorrer ao longo de todo o mês, designadamente nos parques das cidades de Paredes, Lordelo e Rebordosa”, descreve a autarquia.
No dia 6 de Maio decorre, em Rebordosa, a Caminhada do Dia da Mãe, que reverterá a favor dos bombeiros voluntários locais e, no dia 27 de Maio, realiza-se o Trail da Raposa.
Recorde-se que Maio foi o mês escolhido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia como o mês do Coração. Tem como propósito sensibilizar, cuidar, incentivar a prática de actividade física, mas sobretudo, despertar consciências, alterar hábitos e melhorar a saúde do coração”, refere a mesma fonte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% do total de mortes no mundo. E, em 2010, esse grupo de doenças foi a primeira causa de morte em todos os países em desenvolvimento.
Actualmente, estudos indicam que mais de 80 por cento dos casos de morte por doenças cardiovasculares estão associadas a factores de risco, como por exemplo, a diabetes, a obesidade, a inactividade física, o uso do tabaco e a hipertensão arterial.