Chama-se “Roseiral de Mártires” é o nome da exposição de Rita Vieira que vai ser inaugurada sábado, pelas 17h00, na Loja Interativa de Turismo de Paredes, com a curadoria de José Rosinhas.
Rita Vieira é natural de Paredes e frequenta a licenciatura em Artes Plásticas, n área multimédia, na Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto.
A jovem artista começou a expor colectivamente desde 2018, quando tinha apenas 18 anos.
Segundo o curador, as obras de Rita Vieira “propõem a constante construção de um arquivo que é desdobrado e manipulado para a criação de imaginários sobre as suas histórias e as histórias dos outros, um processo de uma quase alquimia de encontrar os outros em si”.
O curador, José Rosinhas nasceu em 1972, no Porto, e é licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Tem também uma pós-graduação em Gestão de Património Cultural, pela Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa.
Em 2020, foi curador de “De quem ama”, uma exposição de artistas do Vale do Sousa, e da mostra “Nadir Afonso, Identidade: anos 70 ao século XXI”, assim como da III Bienal Internacional de Arte Gaia;
A exposição “Roseiral de Mártires” vai estar patente até ao dia 18 de Março.
O horário de visitas é de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.