O Município de Paredes vai apresentar a biografia de José Guilherme Pacheco, que nasceu em 1821 e faleceu em 1889, no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 16h00, na Casa da Cultura de Paredes. Apelidado de “O Rei de Paredes”, deu à época um decisivo contributo para o desenvolvimento do concelho.

A obra biográfica, solicitada pela Câmara Municipal de Paredes ao CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, com a coordenação de Fernando de Sousa e Ricardo Rocha, é, desde logo, uma homenagem a uma das figuras paredenses mais relevantes e notáveis, além de ter sido Presidente da Câmara, “eminente político do liberalismo português e cujo nome é indissociável do concelho de Paredes”, esteve também dedicado às causas públicas, revela a autarquia.

Para o autarca de Paredes, esta biografia “pretende ser o mais completa possível e recorrendo a fontes primárias”, uma vez que em 2021, “quando o Município celebrou o bicentenário do seu nascimento, apercebeu-se que muita informação deste ilustre Paredense estava muito dispersa, com erros e lacunas”.

Assim sendo, com esta obra a edilidade acredita que o leitor consiga “um amplo conhecimento sobre esta figura notável para o Concelho a vários níveis – pessoal, familiar, cívico e político – e que o levaram a ter um ‘decisivo contributo para o desenvolvimento do Concelho de Paredes.

Ao longo da obra são ainda abordadas as homenagens que o povo paredense dedicou a José Guilherme de Pacheco, como “reconhecimento do seu importante papel no desenvolvimento de Paredes, como seja, dar o seu nome à principal praça de Paredes, a colocação da sua imponente estátua no centro dessa mesma praça, ou a grande receção que os Paredenses lhe fizeram aquando da transladação dos seus restos mortais do Porto para o Cemitério de Paredes”, aponta ainda Alexandre Almeida.

Por isso, o autarca acredita que este trabalho será uma fonte de inspiração para “todos aqueles que de uma ou de outra forma, pelo amor à sua terra têm contribuído para o desenvolvimento do município”.

Já a vereadora da Cultura, Beatriz Meireles relembra que José Guilherme Pacheco, “colecionou episódios da vida romântica, muitíssimos e importantes episódios da vida política, como militante e deputado do Partido Regenerador, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Governador Civil de Angra do Heroísmo, Presidente da Junta Geral do Distrito do Porto, dedicando-se a inúmeras causas públicas”.

O Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade explica que “este projeto de investigação contribuiu para um conhecimento mais aprofundado de José Guilherme Pacheco, figura singular do concelho de Paredes – mas que extravasou largamente as suas fronteiras –, num trabalho biográfico que apresenta os factos marcantes da sua vida pessoal e profissional, desde a sua ação na vida política local até ao desempenho de funções enquanto deputado, integrado na vida política portuguesa do século XIX”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here