A Câmara Municipal de Paredes, através dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Paredes, SMAS, vai investir na construção da rede de abastecimento de água nas freguesias em “mais de 17 mil metros que correspondem a um número total de 474 novos utilizadores, abrangendo Sobrosa, Vila Cova de Carros, Baltar, Parada de Todeia, Cete, Paredes, Vandoma, Astromil, Mouriz e Louredo”.
O autarca local considera que este é um “investimento importante e estratégico para o concelho, com impacto na qualidade de vida e bem-estar da população”.
Recorde-se que o Município de Paredes resgatou a concessão à empresa Be Water e gere a rede de água e saneamento do concelho desde maio de 2023. Após essa data, e segundo dados da autarquia, “os SMAS já construíram mais de 3500 metros de rede de abastecimento de água ao domicílio”, sendo que foram abrangidos um total de “1090 novos utilizadores” das freguesias de “Rebordosa, Sobrosa, Lordelo, Paredes, Vandoma, Cete, Beire, Bitarães, Baltar e Madalena”.
Em nota enviada aos jornalistas, Alexandre Almeida recorda que em Paredes existiam freguesias “sem qualquer cobertura de rede de água ao domicílio”, apontando o caso de Beire.