O município de Paredes, através do pelouro da Juventude, foi seleccionado para implementar o projecto “70 JÁ – a entrada para os teus direitos! “, que se destina a sensibilizar os mais jovens para os seus direitos consagrados no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa.
Este artigo além da cultura abrange áreas como o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.
O projecto tem, também, como objectivo dotar os jovens de informação necessária ao exercício pleno dos seus direitos e, simultaneamente, constitui um meio de mobilização dos diversos agentes públicos, privados e do designado 3.º sector para responder às preocupações dos jovens.
O projecto foi apresentado esta quarta-feira manhã, na EB 2,3 de Paredes, na presença do vereador da Juventude da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva.
A plataforma inclusiva “70 Já – a entrada para os teus direitos!” foi lançada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e prevê a participação de dois jovens voluntários que vão implementar uma série de iniciativas com os alunos da escola EB 2,3 de Paredes.
Esta acção culminará com a apresentação pública dos trabalhos, no dia 22 de Maio, na Casa da Cultura de Paredes.