A violência doméstica vai estar em debate no seminário Interdisciplinar: Violência Doméstica – Conhecer para Intervir, agendado para segunda-feira, na Casa da Cultura de Paredes, numa iniciativa da câmara municipal que tem como propósito assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
No primeiro debate vai estar em destaque o tema “A Perícia Médico legal nos casos de violência nas relações de intimidade”, pela oradora Patrícia Jardim, médica Perita Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, seguindo-se o tema “O impacto da violência doméstica a curto, médio e longo prazo”, pelo Prof.º Doutor José Carlos Rocha, Psicólogo e investigador no Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU.
Em análise vai estar, também, os“Modelos de actuação em contexto de casa abrigo para mulheres vítimas de violência”, por Joana Sampaio, Soroptimist Porto de Abrigo, seguindo-se a conferência “Intervenção com Agressores na Violência Doméstica”, pelo Prof. Doutor Ricardo Barroso, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A sessão de abertura irá contar com a presença da vereadora da Acção Social, Beatriz Meireles, e do Prof. Doutor Jorge Brandão Proença, Reitor do Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU. O encerramento dos trabalhos no período da manhã será feito pelo presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida.
Da parte da tarde, está agendada a conferência “Violência(s) na intimidade: práticas para a intervenção”, pela Professora Doutora Madalena Sofia Oliveira, Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU
Pelas 17h00 será inaugurada a Exposição Fotográfica Arco-Íris da Vida–Do Cinza ao Rosa, Associação Careca Power.