Paredes: Cultura e História é o tema do seminário que vai acontecer no dia 6 de Maio, na Escola Secundária de Paredes, numa organização da Hexágono, a associação dos antigos alunos e amigos daquele estabelecimento de ensino.

Os trabalhos, que decorrem durante todo o dia, têm uma “natureza cultural e científica” e debruçam-se sobre Paredes, tentando “compreender o presente e perscrutar o futuro, sem esquecer o passado”.

Biografias, histórias, cultura, filosofia, literatura, educação, música, arte, genealogia, heráldica, arqueologia, filantropia, entre outras, abrem caminho para “a discussão, a reflexão e a investigação que, no limite, estão baplizadas pelo regional e pelo nacional ou pela sedimentação local dos programas escolares”.

“As novas gerações necessitam de referências, porque é a memória que consolida a identidade”, sustenta a Hexágono.

 Para além de temas como o resenceamento eleitoral em Paredes em 1857, Humberto Delgado em Paredes e as eleições presidenciais de 1958, Paredes no século XVI, serão abordados outros assuntos, relacionados com o município.

Paralelamente, decorre uma feita do livro e um almoço convívio, que implica a inscrição obrigatória.

Este Seminário é reconhecido como acção de formação de curta duração pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.

Inscrições podem ser feitas através do site PAREDES: CULTURA & HISTÓRIA