Cerca de 600 alunos do 1.º ano de escolaridade estão a participar, desde o dia 14 deste mês, em acções de sensibilização e educação ambiental, numa iniciativa da Câmara de Paredes que vai dedicar sete dias a percorrer as escolas básicas do concelho.
Segundo a autarquia paredense, estão previstas 32 actividades, tendo esta iniciativa como propósito sensibilizar os mais novos para as questões da sustentabilidade ambiental e da conservação do planeta.
A actividade tem também como missão transformar os mais novos em veículos privilegiados de conhecimentos, sendo estes porta-vozes das boas práticas ambientais junto dos adultos.
Com recurso a sessões interactivas, os participantes através de jogos e outras dinâmicas, respondem a questões ligadas, por exemplo, à reciclagem através da separação do lixo.
Em cada sessão são apresentados os símbolos da reciclagem.
Durante as várias actividades serão debatidos temas como a poluição dos mares e oceanos e os riscos da poluição na vida animal, assim como o destino de resíduos, como electrodomésticos ou móveis.
De acordo com o município, pretende-se consciencializar os alunos para a importância de fazer-se um consumo sustentável de energia e combater o desperdício alimentar.
No final, cada turma é desafiada a pensar e a abraçar um compromisso sustentável, com o tema “Juntos pelo ambiente”.
As iniciativas decorrem até 23 de Janeiro.