Um total de 40 atletas com paralisia cerebral iniciam, no sábado, a 1.ª volta do Campeonato Regional de Boccia BC3 Região Norte, competição organizada de Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto, com o apoio do município de Paredes.
A prova irá decorrer no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo e conta com a presença de várias equipas do Porto, Braga e outras da região Norte.
Além da AHBV Póvoa de Lanhoso, participam o FC Porto, AB Luís Silva, APPC Porto, SC Braga, SCM Vila do Conde, SC Espinho e IN Boccia, Cerciaz/ Caçarola e Mapadi.
A prova contara, também, com a presença da equipa do CD Fiães, AFDA – Associação Feirense de Desporto Adaptado e Salta Fronteiras Associação.
Aos atletas em prova juntam-se os seus acompanhantes e treinadores.
A entrega de prémios está agendada para domingo, às 13h00.
Segundo a autarquia, o Boccia é uma modalidade que foi introduzida em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).
Os praticantes do Boccia não tem limite de idade. O jogo pode ser misto e jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. As regras e os recursos materiais são adaptados às condições dos atletas para possibilitar a prática a pessoas com dificuldades motoras.
Refira-se que o Boccia é uma modalidade paralímpica.