Nelson Neto sagrou-se campeão nacional de Saltos de Obstáculos, na categoria de Cavaleiros Amadores, no campeonato que decorreu entre 19 e 22 de Setembro, na Sociedade Hípica Portuguesa, em Lisboa.
O paredense conseguiu revalidar o título conquistado no ano passado. “É uma experiência sempre agradável e ser bi-campeão é muito mais difícil, porque as pessoas estão mais centradas em mim. Foi também mostrar um bocadinho que no ano passado não foi um mero acaso”, confessa.
Nelson Neto entrou para a equitação com oito anos, no já extinto Centro Hípico de Penafiel, e, actualmente, divide o seu tempo com a sua profissão: Médico dentista. Revela não ter “tanto tempo quanto desejaria” e que costuma treinar ao fim-de-semana, mas sempre que pode participa em provas tanto nacionais, como internacionais.
No entanto, o seu pai é quem ajuda a que a sua égua Gaiata, que o tem acompanhado nas provas, consiga treinar diariamente. “O meu pai começou a levar-me ao centro hípico e começou a gostar tanto como eu ou mais. Os cavalos são um bocadinho uma paixão. Tanto que já tive muitas propostas para vender esta égua e não vai”, conta.
Quanto ao desporto, acredita que a equitação “ainda não está muito divulgada” em Portugal, mas que “está cada vez a crescer mais”.