Mais de 50 espectáculos vão animar os três dias de Festa do Caldo de Quintandona – 16, 17 e 18 de Setembro. Música, teatro, gastronomia e tradições são os principais ingredientes deste evento que tem atraído cada vez mais visitantes à pequena aldeia preservada em Lagares, Penafiel. Este ano, a organização espera voltar a contar com mais de 14 mil pessoas.
Naquela que é a 10.ª edição do certame será apresentada a recém-criada Confraria do Caldo de Quintandona. Tem o objectivo de preservar, valorizar e promover a Aldeia de Quintandona, os seus valores etnográficos e gastronómicos, com enfoque no caldo tradicional, sendo que a cerimónia de Entronização de Confrades decorre no domingo.
Música, teatro e gastronomia preenchem as ruas ao longo de três dias
Um vasto número de entidades e mais de 150 voluntários dedicaram-se a preparar, ao longo dos últimos meses, mais uma Festa do Caldo de Quintandona.
Faltam 10 dias para arrancar a 10.ª edição deste certame que, todos os anos, arrasta milhares de pessoas até à Aldeia de Quintandona, em Lagares.
A panela já está ao lume e a receita repete-se. Além das habituais iguarias tradicionais – como caldo à lavrador, caldo de nabos, caldo verde, caldo d’avó, cozido à portuguesa, feijoada, porco assado no espeto, pataniscas, bifanas, sopas secas, leite-creme, entre muitos outros petiscos – haverá música e teatro, nas ruas e também em dois palcos exteriores, no do Centro Cultural do Xiné, no quinteiro da Casa da Viúva ou na Eira do Amásio, com as casas e os seus habitantes a abrirem portas aos visitantes.
A organização promete espectáculos de Robertos e Fantoches que animarão os mais pequenos; muita animação musical e cénica pelas ruas com Gaitas Daninhas, Bandalhada e comoDEantes; uma feira de artesanato com produtos da terra e cerca de 50 expositores; e o regresso da já famosa Monumental Corrida de Porcos. Em termos musicais, são cabeças de cartaz os Galandum Galundaina, Daniel Pereira Cristo Quinteto, Retimbrar e Origem Tradicional.
“São três dias de festa em honra do caldo, onde a gastronomia tem como cenário uma aldeia preservada e a beleza da sua paisagem natural”, refere nota de imprensa.
A entrada custa dois euros, na sexta-feira, e 2,50 euros no sábado e no domingo, ou pode-se optar por um passe para os três dias que custa seis euros. O acesso ao parque de campismo com chuveiros de água quente e aos 15 parques de estacionamento é gratuito.
As portas abrem às 19h00, na sexta-feira, às 15h00, no sábado, e às 11h00, no domingo.
O evento conta com a organização da CASAXINÉ, Associação para a Promoção e Desenvolvimento Cultural de Quintandona; da Associação comoDEantes, Grupo de Teatro; e da Associação para o Desenvolvimento de Lagares, com o apoio da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e da Câmara Municipal de Penafiel.
Programa de 2016
Sexta-feira, dia 16
Música
Banda Musical de Lagares
Banda Musical de Rio Mau
Daniel Pereira Cristo Quinteto
Intia Mundon
String Fling
Óscar Ribeiro Duo
Barruma
Gaiteirinho
Teatro
Teatro de Rua GJNE
comoDEantes
Pelas Ruas & Workshops
Gaitas Daninhas
comoDEantes
Bandalhada
Sábado, dia 17
Música
Galandum Galundaina
Retimbrar
Mata Bicho
Canários de Balselhas
Terreiro
Projecto Cordofonias
Tresmoças
Fado Alterne
Tributo a Zeca Afonso
Zambra del Moro
Gaiteirinho
Teatro Arco Iris dos Contos
Robertos
Pelas Ruas & Wokshops
Gaitas Daninhas
comoDEantes
Postas de Bacalhau
Conect art
Bandalhada
Oficina de Pauliteiros de Miranda
Zés Pereiras de Fonte Arcada e da Capela
Domingo, dia 18
Música
Grupos Folclórico de Ordins e Rebelos de Várzea do Douro
Origem Tradicional
Recanto
Ferreirinhas
Cavaquinhos de Lagares
Cantar é Viver
Cristina de Sousa Fado
Carlos Batista
Teatro
Robertos
Hora do Conto
Grupo de Teatro Juvenil da Sobreira
Amigo Pedro e a Criançada
Pelas Ruas & Workshops
Gaitas Daninhas
comoDEantes
Bandalhada
Conectarte
Hárruada