A Feira de S. Bartolomeu foi cancelada, mas o mercado das cebolas vai realizar-se, e começa já no próximo domingo, informou a Câmara Municipal de Penafiel.

Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia impede a realização deste evento, mas, e ainda assim, de 15 a 29 de Agosto, as cebolas vão preencher a Av. Gaspar Baltar.

Assim, e inserido neste certame, vai realizar-se “o habitual Concurso da Cebola, que pretende “premiar os melhores produtores de cada ano”, refere a edilidade.

No dia 24 de Agosto, está agendada a “Festa da Cebola”.

Esta feira é uma iniciativa promovida pela Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel.

Recorde-se que a comercialização da cebola, em Penafiel, já se realizava no século XVIII. No final do mês de Agosto, realizava-se a feira, onde se vendia este produto, e que tinha como patrono S. Bartolomeu, que, na noite de 23 para 24 de Agosto, “soltava o diabo”, como explica o sítio dos Produtos Tradicionais Portugueses, onde aborda esta tradição.

A Feira de S. Bartolomeu foi sempre muito concorrida, e devia “durar três dias”, embora “há cento e tal anos, que acontecia num só dia, e era uma espécie de feira e romaria”.

A feira das cebolas foi-se realizando no lugar da Devesa, até meados do Séc. XX, mas, actualmente, acontece na Avenida Gaspar Baltar.

Assim, este certame com mais de um século, tem uma forte expressão, não só no concelho de Penafiel, mas em toda a região, com visitantes de muitos lugares, e movimenta a economia local.

Todos os anos, nesta feira, são vendidas toneladas de cebolas.