“Espalhar Magia por Paredes” é o que pretende a Câmara Municipal de Paredes através do programa de Natal que decorre entre 30 de novembro e 9 de janeiro. Não vão faltar música, um mercado, carrosséis, o tradicional comboio e muitas outras atividades.
A magia do Natal chega a Paredes no dia 30 de novembro, às 16h00, com um desfile do Pai Natal, desde a Casa da Cultura até ao Parque José Guilherme. No mesmo dia, a cidade enche-se de cor com a inauguração das luzes de Natal, às 17h50, seguida do concerto “Além Rio”, do Conservatório de Música de Paredes, informa a autarquia, em comunciado.
O Mercado de Natal volta a instalar-se no Parque José Guilherme com artesanato e produtos alimentares, entre 30 de novembro e 24 de dezembro. Durante o mês de dezembro, as tardes de sábado e domingo vão ser preenchidas com concertos da Banda de Música de Cête, do Orfeão de Paredes, do grupo Artischtas, da Banda de Música de Vilela, do Grupo de Concertinas Grupo da Saudade de Mouriz e da Banda de Música de Baltar.
O Comboio de Natal está de volta às ruas do Concelho. Entre 30 de novembro e 23 de dezembro, a locomotiva vai circular pelas freguesias durante a semana e pelo centro da cidade de Paredes ao fim de semana.
Nesta edição do “Espalhar Magia por Paredes”, o Município volta a incentivar às compras no comércio tradicional, através da dinamização de iniciativas como as Rifas de Natal, o Concurso Montras de Natal e o Calendário do Advento Poético.
Como tem sido habitual, o Município promove o “Correio Especial: Uma Carta do Pai Natal”, iniciativa que pretende convidar as crianças a escreverem as suas cartas e entregá-las na Casa da Cultura de Paredes os nas Juntas de Freguesia.
A programação para os mais pequenos inclui, ainda, um conjunto de Workshops de Natal. No dia 15 de dezembro, o tema é “Decorações e Postais de Natal sustentáveis” e, no dia 29, a atividade é dedicada à “Impressão botânica em tecido”.
Já a noite de passagem de ano é celebrada com uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, no Parque José Guilherme, e com uma festa no CCP – Centro Cultural de Paredes, com início às 22h00. O Dia de Reis, em janeiro, inclui um concerto da Paredes Big Band, o VII Encontro de Janeiras, e o Encontro Entre Nós – Natal/Reis.