O Padre Luís Mota celebra, este domingo, Missa Nova na freguesia de Lodares, em Lousada.
Frei Luís Mota nasceu a 5 de Outubro de 1986 na freguesia de Guilhufe, Penafiel, vindo para Lodares com apenas seis anos de idade. É o terceiro de quatro filhos de Ana Moreira de Sousa e de José Teixeira da Mota.
Iniciou o seu percurso escolar, 1.º e 2.º ano na escola primária de Guilhufe completando o ensino primário já na escola básica de Lodares. Frequentou o 2.º ciclo na EB 2,3 de Nevogilde e o 3.º ciclo na Escola Secundária de Lousada.
Foi um jovem sempre muito ligado à igreja, foi acólito e fez parte do grupo de jovens Juventude Franciscana do Colégio de São José de Bairros.
Em 14 de Outubro de 2007 ingressou no convento de São Francisco da Portela. Em Setembro de 2009 ingressou no Real Convento de Santo António de Varatojo onde fez noviciado ou também chamado ano da prova.
Em Setembro de 2010 nesse mesmo convento fez a primeira profissão religiosa e nos seis anos seguintes ingressou no Convento de Nossa Senhora dos Anjos no Porto onde frequentou o curso de teologia na Universidade Católica Portuguesa pólo da Foz.
A 17 de Setembro de 2017, fez votos solenes no Convento de São Boaventura de Montariol em Braga, sendo em 22 de Abril ordenado diácono na Sé de Leiria- Fátima pelo bispo Dão António Marto e em 12 de Janeiro de 2019 ordenado sacerdote no Convento de São Francisco da Portela em Leira.