A apresentação dos trabalhos finais do Curso de Pintura Decorativa da Associação Recreativa e Cultural de Sobrão, juntamente com os murais realizados ao longo das acções anteriores, foi realizada esta quinta-feira, em Paços de Ferreira.
O objectivo destes trabalhos foi “a decoração deste espaço associativo e o fortalecimento da ideia de comunidade através da Arte”, refere a organização em comunicado. “Consideramos que este percurso formativo contribuiu, não só para o crescimento profissional e pessoal dos formandos em situação de desemprego que o frequentaram – na maior parte deles com pouco ou nenhum conhecimento de prática artística –, mas também para o enriquecimento cultural de toda uma comunidade que reagiu de forma muito positiva às intervenções e exposições da turma de Pintura Decorativa realizadas ao longo do curso”, descreve ainda a nota.
O curso foi promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em colaboração com a associação, durante três acções (desde Dezembro de 2018 a Julho de 2019), ao abrigo do programa Vida Activa.
As primeiras pinturas realizadas nas paredes da ARC de Sobrão tiveram como tema o seu 65.º aniversário. Os trabalhos foram alusivos às actividades culturais, recreativas e
desportivas praticadas na associação.
A ideia, segundo explica a associação, foi dos próprios formandos que se constituíram em quatro grupos distintos para criarem os seus projectos. A coordenação e articulação de todo o trabalho envolvido ficou a cargo do formador, que escolheu, em conjunto com a direcção da associação, a área a ser intervencionada: Uma zona de lazer com esplanada e jardim nas traseiras do edifício principal.
Na segunda intervenção, os trabalhos de pintura continuaram pelas áreas adjacentes
ao primeiro mural e ocuparam algumas das paredes exteriores das salas de formação
mais próximas.
O tema desta intervenção foi “A Selva”, proposto pelo formador. Os grupos constituíram-se de acordo com os espaços e recursos disponíveis e foram realizados três painéis, juntamente com a decoração das colunas, com base em desenhos de observação efectuados pelos formandos a partir de plantas e animais.
Na última acção, foi conferida uma maior autonomia técnica e criativa aos formandos. Foram distribuídos os trabalhos por três áreas a intervir com metodologias, temáticas e abordagens diferentes consoante os locais e as características de cada um dos grupos responsáveis pelos projectos.
A sessão contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Barbosa, do representante da Junta de Freguesia de Meixomil, de representantes do IEFP, da direcção da ARC Sobrão, sócios e amigos.