Luís Miguel Martins, presidente da Associação de Desenvolvimento e Amigos da Terra de Carvalhosa (Adaterra), recentemente reeleito para um segundo mandato, realçou, na tomada de posse dos órgãos sociais, a importância da instituição no concelho, assumindo que esta tem papel determinante na área da cultura e na acção social de Paços de Ferreira.
Refira-se que os novos órgãos sociais da Adaterra tomaram posse no final do mês de Dezembro, numa cerimónia reservada aos associados e que contou com a presença de entidades locais.
Citado em comunicado, Luís Miguel Martins, enalteceu o trabalho realizado no último mandato, nomeadamente na área do teatro, com a reactivação do Grupo de Teatro Adaterra e apresentação de uma nova peça de teatro, bem como o trabalho realizado na área da saúde, com a realização da segunda e terceira edição do Fim-de-Semana da Saúde.
O responsável pela direcção apontou, também, a necessidade de continuar com o grupo de teatro Adaterra, uma marca na cultura teatral do concelho, considerou, assinalar as comemorações dos 15 anos da colectividade, durante o ano 2021.
Luís Miguel Martins aproveitou, ainda, para afirmar a necessidade de aumentar o associativismo e o trabalho conjunto entre as associações no concelho, reafirmando que a Adaterra é, hoje, uma instituição emblemática de Paços de Ferreira.
Tambbém segundo comunicado, o presidente da Junta de Freguesia de Carvalhosa, Joaquim Martins, declarou que nos últimos dois anos, trabalhou com a direcção da Adaterra na tentativa de minimizar a diferenciação negativa que a associação recebeu em relação a outras associações nos últimos anos, atribuindo um espaço para sede e apoiando as iniciativas culturais e sociais organizadas pela associação.
O vice-presidente e vereador com o pelouro da cultura, Paulo Barbosa, reafirmou a intenção do município de Paços de Ferreira continuar a apoiar a cultura e o associativismo. O autarca agradeceu a colaboração e a participação da Adaterra nas actividades promovidas pela autarquia, nomeadamente ao nível do teatro, com a sua recente participação no Festival Municipal de Teatro, realizado no trimestre final de 2019.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira, Miguel Costa, e a directora do Agrupamento de Escolas e Eiriz, Professora Dulce Faria.
Luís Miguel Martins, tem 27 anos e é natural de Carvalhosa. Faz parte da Adaterra há quase 15 anos, tendo iniciado a sua colaboração através do Grupo de Teatro Adaterra. É licenciado em Ciências Biomédicas, com pós-graduação em Medicina Farmacêutica, pela Universidade de Aveiro. Trabalhou no Departamento Médico da farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD) e no site TuaSaúde.com como produtor de conteúdos.
Actualmente estuda Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e é editor do departamento de Informação da Rádio Universidade de Coimbra.