Há mais de 70 concelhos no país com risco “muito elevado” de infecção pelo novo coronavírus, avança hoje o Jornal Expresso.
“Em duas semanas, registaram mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, valor a partir do qual os especialistas afirmam entrar-se em alerta vermelho de propagação do SARS-CoV-2”, indica a publicação.
No top 20 desses concelhos, com maior incidência entre 5 e 19 de Outubro, estão Paços de Ferreira, Lousada, Paredes, Penafiel e Valongo.
“Com 1200 casos por 100 mil habitantes, Paços de Ferreira é o concelho com a situação mais grave, mas há outros locais contíguos, como Paredes e Penafiel, com um número de infecções semelhante, mas sem restrições específicas”, dá como exemplo o jornal.
O Expresso salienta ainda que os cálculos foram feitos tendo por base os boletins da Direcção-Geral da Saúde que “pecam por defeito, ao não incluírem a totalidade de novas infecções em cada município”.
Recorde-se que, os últimos dados da DGS, relativos à semana passada, davam conta de mais de 1400 novos casos nestes cinco concelhos.
As situações de Paços de Ferreira e Lousada (e também Felgueiras) continuaram a agravar e levaram o Governo a adoptar medidas mais restritivas para estes concelhos, que já entraram em vigor, com um quase confinamento, ao ser decretado o dever de permanência em casa.
Paços de Ferreira continua a crescer o número de infecções. Em quatro dias foram mais 753, anunciou ontem o presidente da Câmara.