Desde o início do ano e até este mês de Outubro, já foram eliminados 139 ninhos de vespas asiáticas no concelho de Paços de Ferreira.
A informação foi divulgada numa nota da autarquia que dá conta de uma nova eliminação que foi feita durante a noite passada em algumas zonas, numa tarefa conjunta dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Serviços da Protecção Civil, Veterinário Municipal e Polícia Municipal.
“Tal como no resto do país, o número de ninhos de vespas velutinas no concelho tem crescido, de forma muito significativa, ao longo dos anos”, refere a autarquia, apontando que ainda há 23 processos pendentes, neste momento, mas que “serão, nos próximos dias, também solucionados”.
A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, “é uma praga que afecta grande parte do território nacional” e, além de provocar danos no ecossistema, a proliferação destes ninhos aumenta o sentimento de insegurança dos cidadãos. Em 2011, segundo escreve a nota, foi avistada pela primeira vez no concelho de Viana do Castelo e, desde então, tem-se deslocado para sul.
Qualquer pessoa pode informar o município da existência de um ninho de vespa velutina enviando um e-mail (geral@nullcm-pacosdeferreira.pt) com os dados de quem informa, a localização do ninho e um contacto, ou contactando com as Juntas de Freguesia.