Uma mulher de 77 anos, de Raimonda, Paços de Ferreira, foi burlada e agredida por dois homens que se fizeram passar por técnicos da Segurança Social.
Um dos meliantes, que pediu para ver uns números em notas de 50 e 100 euros, seguiu-a para dentro de casa e terá levado cerca de 10 mil euros que tinha guardados dentro de um saco. Na fuga deu-lhe um empurrão que deixou a sénior com um hematoma junto do olho esquerdo e obrigou a avaliação hospitalar.
Puseram-se depois em fuga. A GNR esteve no local e o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.
“Levaram-me o dinheirinho que tanto penei para ter”, queixa-se a vítima. “Não sou daquelas que se deixa levar, ainda não sei como fui cair nisto”, lamenta.
“Fiquei muito nervosa e ainda estou. Foi um susto muito grande”
Maria Helena Silva está inconsolável. Ainda não compreende como ela, que tipicamente é desconfiada e costuma alertar o marido, acabou por cair no conto do vigário.
Tudo aconteceu na passada segunda-feira, por volta das 10h00, quando estava sozinha em casa. “Ia fazer o almoço quando me bateram à porta. O meu marido tinha saído”, conta a sénior. Perguntou quem era e viu dois homens dentro de um carro cinzento.
Bem-falantes, começaram a fazer perguntas sobre o médico de família e se passava os devidos exames, depois sobre os tratamentos que o marido fazia no Instituto Português de Oncologia e sobre mais dinheiro que ele poderia receber e medicamentos gratuitos. “Depois pediram-me para ver notas de 50 e 100 euros para ver uns números. Disseram que iam acabar”, descreve a mulher de Raimonda. “Pareciam muito educados e nunca futurei o pior”, lamenta.
Os homens ficaram dentro do carro, acreditava a sénior, que entrou em casa e subiu as escadas onde tinha guardado, no primeiro piso, um saco de pano “com um galinho desenhado” com algumas poupanças.
“Quando vi ele já estava ao cimo das escadas atrás de mim. Eu ainda tentei agarrar o saco com dinheiro e gritei, mas ele deu-me um empurrão e deitou-me ao chão e bati com a cabeça”, explica Maria Helena.
Ainda conseguiu levantar-se sozinha e saiu de casa “a berrar”. Os vizinhos ajudaram-na, mas os dois homens já se tinham posto em fuga. Teve que ser assistida no hospital para ver os ferimentos na cabeça. Tem um enorme hematoma junto do olho esquerdo.
Mais que isso, não esquece o medo. “Fiquei muito nervosa e ainda estou. Foi um susto muito grande”, garante a sénior.
“Não sei quanto me roubaram, mas seriam mais de 10 mil euros. A gente às vezes ouve falar destas coisas na televisão, mas por aqui nunca tinha acontecido nada disto. Aconteceu a mim, oxalá não aconteça a mais ninguém”, espera a mulher, que já dá o dinheiro por perdido.
Para alertar a população, a Junta de Freguesia de Raimonda deixou uma mensagem na sua página oficial do Facebook: “Pedimos a atenção de todos os cidadãos para terem cuidado se forem abordados em suas casas por indivíduos a fazerem-se representar pela Segurança Social e a pedir para trocar notas de 50 ou 100 euros. Se for o caso chamar as autoridades imediatamente”.
Recorde-se que, ainda recentemente, um casal foi alvo de tentativa de burla em Sobrosa, Paredes.